Uma nova técnica de inteligência artificial permite identificar 80.000 possíveis novas interações entre vírus e hospedeiros, com vista a reunir uma lista de vírus animais que podem infetar humanos, anuncia o Portalveterinaria.
De acordo com notícia do site, até há pouco tempo, eram apenas conhecidos 2% das possíveis interações entre mamíferos e vírus, ou o seu “viroma”. No entanto, esta nova técnica de inteligência artificial identificou possíveis interações vírus-hospedeiro, aumentando o tamanho do viroma conhecido em um factor de 15.
Para o efeito, “uma nova abordagem baseada na aprendizagem de uma máquina foi aplicada para prever interações host-vírus e 35.000 horas de tempo de computador foram usadas para analisar dados sobre interações entre mil mamíferos (os hospedeiros) e os vírus. Após a identificação de 80.000 potenciais novas interações vírus-hospedeiro, a rede de associações vírus-hospedeiro foi combinada com um modelo de genoma de vírus para reavaliar o potencial infecioso humano de todos os vírus no banco de dados”.
O resultado foi uma lista de vírus animais que poderiam causar zoonoses, ou seja, infetar humanos.
O projeto de pesquisa internacional foi liderado pelo professor do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade de Montreal especializado em calcular os riscos de pandemias, Timothée Poisot.