Com a organização da Associação Portuguesa de Médicos Veterinários Especialistas em Animais de Companhia (APMVEAC), Portugal recebeu, entre os dias 27 e 29 de setembro, o Congresso Mundial WSAVA 2023. A VETERINÁRIA ATUAL esteve presente naquele que foi o maior evento de medicina veterinária alguma vez realizado no nosso País, mas também o maior Congresso Mundial WSAVA de sempre. No arranque dos trabalhos, o conselho executivo da WSAVA deu a conhecer as principais atividades, linhas orientadoras atuais e as estratégias a adotar num futuro próximo por esta “associação de associações”. Além das novas guidelines, destaque para os programas inovadores em curso, destinados a melhorar a prática da medicina veterinária em todo o mundo.
Realizado em simultâneo com o 26º Congresso Nacional da Associação Portuguesa de Médicos Veterinários Especialistas em Animais de Companhia (APMVEAC), o 28.º Congresso Europeu da Federation of European Companion Animal Veterinary Associations (FECAVA), e o 19º Congreso Federación Iberoamericana de Asociaciones Veterinarias de Animales de Compañía (FIAVAC) o 48.º Congresso Mundial da World Small Animal Veterinary Association (WSAVA) juntou, em Lisboa, mais de 3.750 profissionais de todo o mundo dedicados à prestação de cuidados a pequenos animais de companhia (ver caixa “Congresso Mundial WSAVA 2023 em números”), para três dias de descobertas científicas inovadoras, formação contínua, debates estimulantes e muito convívio.
E o número de participantes não foi o único dos recordes batidos neste evento. De acordo com Felisbina Queiroga, o número de trabalhos científicos submetidos ao Congresso Mundial WSAVA 2023 foi o maior de sempre, tendo sido selecionado um total recorde de três centenas. Conforme avançou em exclusivo à VETERINÁRIA ATUAL a professora da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, membro do conselho executivo da WSAVA e júri da comissão avaliadora dos trabalhos, pela primeira vez, estes trabalhos serão publicados no Journal of Small Animal Practice.
Em vésperas de se tornar “sénior” [a WSAVA comemora 65 anos em 2024], a associação mundial dos veterinários de pequenos animais de companhia trouxe a Lisboa um congresso cujo programa científico refletiu muito do que é o seu plano estratégico para os próximos anos.
APMVEAC: Empenhada na organização, marcante na participação
Desde 2019, quando se soube que o Congresso Mundial WSAVA teria lugar em Lisboa, que a Associação Portuguesa de Médicos Veterinários Especialistas em Animais de Companhia (APMVEAC) arregaçou mangas e, nas palavras do seu presidente, Emir Chaher, se propôs “a bater todos os recordes na organização deste evento”.
O sentimento de “missão cumprida” foi partilhado pelo responsável à nossa revista, no arranque do WSAVA 2023, onde o empenho da APMVEAC extravasou a organização, deixando uma marca indelével ao longo dos três dias de trabalhos.
“Convidámos especialistas internacionais e nacionais e preparámos quatro salas APMVEAC” no Congresso Mundial WSAVA 2023, referiu Emir Chaher, destacando o Veterinary Innovation, “um programa de vanguarda dedicado à inovação em veterinária para o qual convidámos referências mundiais que são pioneiros nos novos modelos que irão definir o nosso setor no futuro: Ivan Zakharenkov (Canadá) e Alan Robinson (Reino Unido)”. O fenómeno de Extreme Breeding de animais de companhia “continua a ser uma das maiores preocupações da APMVEAC, pelo impacto profundamente negativo no bem-estar animal e pelos desafios clínicos que apresenta aos médicos veterinários”, pelo que não foi esquecido no âmbito do evento.
“Organizámos também um programa de três dias dedicado a Vector-Borne Diseases, que trouxe a Lisboa alguns dos melhores especialistas a nível mundial, como Jane Sykes (EUA), Xavier Roura (Espanha) e Filipe Dantas-Torres (Brasil), e nacionais, como Ana Margarida Alho, para apresentar e discutir o que de mais atual existe em diagnóstico e tratamento, a nível mundial”, sublinhou o responsável.
Conscientes de que a importância do papel dos enfermeiros e auxiliares na equipa veterinária é inegável, a APMVEAC dinamizou uma outra sala dedicada a estes profissionais, totalmente em português, onde foram abordados vários temas, desde cuidados críticos à biossegurança, “com oradores incríveis como a enfermeira Ana Carina Costa, que faz parte da equipa de anestesiologia do Queen Mother Hospital do Royal Veterinary College (Reino Unido)”.
Com um recorde de 64 abstracts científicos portugueses selecionados no âmbito do Congresso Mundial WSAVA 2023, “decidimos premiar o melhor póster nacional”, adiantou Emir Chaher.
O presidente da APMVEAC destaca ainda o “Prémio Dr. Marques de Almeida” – Prémio Carreira que foi entregue ao Dr. Joaquim José Fernandes Vieira Lopes “pela sua dedicação ao associativismo profissional e promoção da formação contínua em prol dos médicos veterinários de animais de companhia de Portugal”.
Guidelines que respondem a necessidades identificadas no terreno
Definir padrões para a prática veterinária é um dos grandes objetivos da WSAVA. Para tal, a associação aposta na elaboração e disseminação de guidelines “100% baseadas em evidência científica, que pretendem responder às principais necessidades dos veterinários de animais de companhia, identificadas a uma escala mais global”, explicou Siraya Chunekamrai, do conselho executivo da WSAVA.
À primeira orientação clínica sobre vacinação, lançada em 2016, seguiram-se recomendações sobre saúde oral (2020) e dor (2022), “sempre com grande impacto e alcance”, referiu o diretor-executivo da WSAVA, Richard Casey. Em Lisboa, foram apresentadas três guidelines clínicas e uma não-clínica: Atualização sobre terapêuticas essenciais para cães e gatos, Vacinação em cães e gatos (4.ª edição), Controlo reprodutivo em cães e gatos (1.ª edição) e Bem-estar profissional para equipas veterinárias (1ª edição).
“Convidámos especialistas internacionais e nacionais e preparámos quatro salas APMVEAC” no Congresso Mundial WSAVA 2023, referiu Emir Chaher, destacando o Veterinary Innovation, “um programa de vanguarda dedicado à inovação em veterinária para o qual convidámos referências mundiais que são pioneiros nos novos modelos que irão definir o nosso setor no futuro”.
Esta última decorre de evidência que mostra que os níveis de burnout na classe veterinária são preocupantes e de uma necessidade identificada em 2019, na sequência de um inquérito feito aos membros da associação, sublinhou Nienke Endenburg, responsável pelo Grupo de Bem-estar Profissional da WSAVA. Por sua vez, Ellen van Nierop, presidente da WSAVA, comentou, a este respeito, que “os veterinários só podem prestar cuidados de qualidade se estiverem bem em termos de saúde física e mental, se as condições no seu local de trabalho lhe proporcionarem bem-estar e segurança”.
Neste sentido, e partindo da premissa que ambientes de trabalho saudáveis são ambientes de trabalho mais produtivos, esta guideline aborda os principais desafios inerentes à prática clínica dos veterinários de pequenos animais – nomeadamente as pressões organizativas/de gestão e financeiras, a intensa carga laboral, os conflitos entre membros da equipa ou as dificuldades sentidas na relação com os clientes – apontando algumas soluções e dotando as equipas de ferramentas úteis no sentido de reduzir o stress no local de trabalho.
Na senda de apoiar o desenvolvimento pessoal, profissional, clínico e organizativo dos seus associados, a WSAVA decidiu, ainda, e com o apoio da indústria, criar dois programas de certificação em duas áreas concretas, acessíveis online de forma livre e gratuita: o Certificado em Gestão de Dor (patrocinado pela Zoetis) e o Certificado em Desenvolvimento Profissional e Bem-estar Pessoal (patrocinado pela Hill’s).
Congresso Mundial WSAVA 2023 em números
→ Cerca de 3.750 participantes no total, oriundos de 104 países diferentes.
→ Destes, 65% provêm da Europa e 838 são portugueses.
→ Um programa científico intenso, dividido por 3 dias de trabalhos e 10 salas em simultâneo.
→ 4 Salas APMVEAC.
→ A WSAVA lançou, em Lisboa, 4 novas guidelines: 3 clínicas e 1 não-clínica.
→ Um recorde de 300 trabalhos científicos apresentados; 64 abstracts portugueses selecionados.
→ 1 Simpósio sobre Metas para a erradicação da raiva até 2030, no Dia Mundial Contra a Raiva, assinalado a 28 de Setembro.
→ Com a presença de + de 80 patrocinadores e expositores.
→ Esta é a 48.ª edição do evento e a 28.ª do Congresso europeu da FECAVA.
→ A WSAVA comemorará 65 anos em 2024.