Quantcast
Investigação

Vitamina D pode ajudar a controlar a tuberculose em animais

veado Veterinária Atual

A vitamina D pode ajudar a reduzir a incidência e a severidade da tuberculose em javalis e veados. A investigação foi levada a cabo na universidade britânica de Surrey em colaboração com a Universidade da Extremadura e com o SME Ingulados, de Espanha, e foi agora publicada na revista científica ‘Research in Veterinary Science’.

De acordo com o estudo agora publicado, os javalis e os veados são, frequentemente, hospedeiros da tuberculose bovina, uma doença infeciosa crónica que afeta estas espécies animais em algumas zonas de Espanha.

Já se sabia que a Vitamina D e outros fatores nutricionais têm o poder de influenciar a severidade da Tuberculose em humanos, mas a relação da vitamina com outros animais ou mamíferos ainda não havia sido estudada.

Os resultados agora publicados revelam, no entanto, que a suplementação com vitamina D tem o poder de diminuir a severidade e a incidência da doença. Para além disso, os investigadores sugerem que uma abordagem ‘One Health’, que explore tanto a saúde animal como a humana, pode ter um impacto positivo na cura deste tipo de doenças.

Javier Salguero, investigador da Universidade de Surrey, refere que “sabemos que erradicar a Tuberculose – um problema enorme em animais em todo o mundo – é um processo complicado. Contudo, os fatores nutricionais podem desempenhar um papel significativo como medida preventiva. Esta investigação sublinha o facto de que suplementar a dieta animal com vitamina D poder ser uma abordagem muito eficaz em termos de custos para reduzir a prevalência da doença.”

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?