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Bem-estar Animal

Prótoiro quer quebrar tabus com projeto “disruptivo”

tourada Veterinária Atual

A Federação Portuguesa de Tauromaquia, mais conhecida por Prótoiro, está determinada em “quebrar tabus, mitos e preconceitos” em relação às touradas e para isso irá apresentar uma nova forma de comunicação com o público, assente numa nova marca sob o nome ‘Touradas’.

Hélder Milheiro, porta-voz da Prótoiro citado pelo Diário de Notícias, refere que se trata de um projeto “um pouco disruptivo. Queremos estar associados à modernidade, quebrar os tabus, mitos e preconceitos associados à tauromaquia. Por exemplo, a ideia de que quem vai a uma corrida não gosta de animais. Pelo contrário, é um ato de sensibilidade, uma representação da condição humana como o teatro, a ópera ou o cinema. Só que, como disse Orson Welles, o toureiro é um ator a quem acontecem coisas de verdade.”

Segundo a organização trata-se de uma iniciativa “única no mundo”, já que “não existe em nenhum país com tradição taurina a agregação da comunicação em torno de uma marca” cujo principal objetivo é comunicar um produto. De resto, e segundo Hélder Milheiro, ao contrário daquilo que a opinião pública julga, as touradas têm vindo a despertar interesse “entre os jovens e, frisa, as raparigas”, indica o jornal.

Mas a missão desta nova marca não será certamente facilitada. Além do PAN – Partido Pessoas, Animais, Natureza, que tem assento parlamentar e é manifestamente anti touradas, Portugal viu recentemente nascer uma nova associação, composta por médicos veterinários, cujo principal objetivo é precisamente abolir a tradição das touradas.

A AVAT – Associação de Veterinários Abolicionistas da Tauromaquia pretende “o reconhecimento, defesa e proteção dos animais envolvidos nos espetáculos e quaisquer eventos tauromáquicos em que bovinos se stressem, esgotem, sejam feridos ou mortos por desporto, celebração ou entretenimento” e está a ‘batalhar’ para combater “a desinformação muitas vezes gerada à volta deste tema”.

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