Animais

Oceanário convida a uma viagem ao mundo dos tubarões

Oceanário convida a uma viagem ao mundo dos tubarões

A exposição ‘Sharks, uma missão de Brian Skerry’, da National Geographic, vai estar patente no Oceanário de Lisboa até ao próximo dia 6 de janeiro e pretende levar os portugueses numa ‘viagem’ pelo mundo dos tubarões. Nos EUA, a exposição já recebeu a visita de 450 mil pessoas, que ficaram consciencializadas para o perigo de extinção dos tubarões.

A exposição conta com 50 fotografias da autoria de Brian Skerry, fotógrafo e fotojornalista especializado em vida marinha e ambientes subaquáticos, e pretende mostrar uma nova perspetiva sobre estes predadores do oceano, para que os visitantes percebam a importância da sua proteção.

Oceanário convida a uma viagem ao mundo dos tubarões

De acordo com os responsáveis pela exposição, todos os anos cerca de 100 milhões de tubarões são capturados de forma acidental ou para comercialização das suas barbatanas, contudo, são essenciais para manter o equilíbrio dos ecossistemas marinhos.

Brian Skerry, que conta com mais de 10 mil horas de mergulho, tendo realizado 14 viagens à volta do mundo para fotografar as mais variadas espécies, refere que “estou muito contente por ter a minha exposição de fotografias de tubarões pela primeira vez na Europa, no Oceanário de Lisboa. Espero que os visitantes saiam com uma nova visão sobre estes magníficos animais que são, muitas vezes, incompreendidos. Os tubarões desempenham um papel vital na saúde dos ecossistemas do oceano. Através da fotografia, acredito que podemos aprender a vê-los sob uma nova perspetiva e a reconhecer o seu valor para o nosso planeta.”