Quantcast
Eventos

Mais de 3 mil milhões de pessoas dependem dos oceanos para sobreviver

No Dia Mundial dos Oceanos (que se comemora a 8 de junho), a ONU destacou que mais de 3 mil milhões de pessoas dependem deles para sobreviver.

No Dia Mundial dos Oceanos (que se comemora a 8 de junho), a Organização das Nações Unidas (ONU) destacou que é estimado que mais de 3 mil milhões de pessoas dependem deles para sobreviver e que estes produzem 50% do oxigénio do Planeta. “O Oceano: Vida e Subsistências” é o tema das comemorações deste ano, avança a Greensavers.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirma, em declaração, que “a comemoração deste ano do Dia Mundial dos Oceanos ocorre enquanto o mundo luta contra a pandemia da covid-19, a crise climática e o ataque contínuo da humanidade aos oceanos, mares e recursos marinhos”.

“A recente avaliação do Segundo Mundo dos Oceanos confirmou que muitos dos benefícios que o oceano global oferece à humanidade estão a ser minados pelas nossas próprias ações. Os nossos mares estão sufocados com os resíduos de plástico (…) A sobrepesca está a causar uma perda anual de quase 90 mil milhões de dólares (…) As emissões de carbono estão a provocar o aquecimento e a acidificação dos oceanos, destruindo a biodiversidade e causando o aumento do nível do mar”, alerta o responsável.

“Enquanto nos esforçamos para recuperar da covid-19, vamos acabar a nossa guerra contra a natureza. Isso será fundamental para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, mantendo-nos dentro do alcance da meta de 1,5 graus do Acordo de Paris e garantindo a saúde dos nossos oceanos para as gerações atuais e futuras”, conclui António Guterres.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?