Nutrição Animal

Lançado manual de boas práticas para utilização de insetos em alimentação animal

Utilizar insetos na alimentação animal: manual de boas práticas vai ser lançado

A DGAV e a Entogreen apresentam, no próximo dia 24 de setembro, no INIAV, em Oeiras, o ‘Manual de Boas Práticas na Produção, Processamento e Utilização de Insetos em Alimentação Animal”.

Este documento foi desenvolvido no âmbito do projeto EntoValor, uma iniciativa da EntoGreen, startup nacional que pretende utilizar insetos para converter resíduos vegetais agroindustriais em fontes nutricionais para a alimentação animal e fertilizantes para solos agrícolas.

De acordo com os autores, este manual “terá um impacto relevante no sector da utilização de insetos como nova fonte nutricional para animais, campo recente, mas em bastante expansão e que é um dos temas quentes em nutrição animal.” A sessão de apresentação deste manual, incluirá várias apresentações de profissionais que têm estudado a utilização de insetos na nutrição animal.

Em maio deste ano, foi anunciada a criação da Portugal Insect – Associação Portuguesa de Produtores e Transformadores de Insetos, uma organização fundada pela Entogreen, a Portugal Bugs e a Nutrix para representar os produtores e transformadores portugueses de insetos, que são cada vez mais vistos como uma alternativa a outras proteínas na alimentação humana e como fertilizantes para solos agrícolas.

De acordo com os fundadores, a Portugal Insect nasceu com o objetivo de “representar os produtores e transformadores de insetos, quer na vertente da alimentação humana, quer na animal. A utilização de insetos é uma clara tendência crescente a nível mundial, alicerçada na procura por fontes alternativas de proteína, ambientalmente mais sustentáveis que as atuais.”