O investigador David Ângelo, da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa, vai realizar esta semana as primeiras cirurgias à articulação temporomandibular de ovelhas Black Merino, uma cirurgia inédita em Portugal. A investigação conta com o apoio da Bolsa para Jovens Investigadores em Dor, atribuída no ano passado pela Fundação Grünenthal ao investigador nacional.
“É a primeira vez que se vai realizar, em Portugal, este tipo de cirurgia, à articulação temporomandibular, em modelo animal, com o objetivo de obter conclusões essenciais para criar e melhorar as opções de tratamento desta patologia em humanos, nos próximos anos”, explica David Ângelo, investigador responsável pela cirurgia.
“No total vamos operar nove ovelhas nesta fase, cada cirurgia terá aproximadamente duas horas. Trata-se de uma cirurgia complexa a todos os níveis, e sendo realizada em ovelha, um animal sensível, teremos de garantir o menor sofrimento possível ao animal. Para isso temos uma equipa, de aproximadamente 25 pessoas, desde a equipa anestésica à equipa cirúrgica, onde encontramos dois reputados cirurgiões estrangeiros”.
De acordo com o investigador, “as expetativas são as melhores possíveis, na medida em que os resultados desta intervenção vão servir de base para futuras investigações na área da articulação temporomandibular.”