Quantcast
Antibióticos

É possível reduzir a utilização de antibióticos na produção de suínos? Um novo estudo diz que sim

leitões produção de suínos Veterinária Atual

A conclusão é de um estudo recentemente publicado na Bélgica: é possível reduzir a utilização de antibióticos na produção de suínos sem comprometer a saúde do animal. De acordo com o website Pig Progress, as conclusões da investigação foram apresentadas na Faculdade de Ciências Veterinárias da Universidade de Ghent, na Bélgica, e revelam que uma exploração de suínos belga conseguiu reduzir em 52% a utilização de antibióticos.

O estudo comparativo analisou a utilização de antibióticos na produção de suínos na Bélgica, Alemanha, França e Suécia e revela que a Alemanha e a Bélgica são os países que mais usam antibióticos na produção de suínos.

O ‘Belgian Center of Expertise on Antimicrobial Consumption and Resistance’ (Amcra) já colocou em marcha várias iniciativas para reduzir a utilização de antibióticos no país, entre as quais o projeto ‘Red AB’, que com o apoio financeiro de várias organizações agrícolas pretende oferecer formação aos produtores para que façam uma melhor utilização dos antibióticos.

No âmbito deste projeto, a utilização de antibióticos foi medida em 61 porcos de uma exploração da região da Flandres, tendo sido analisados aspetos como a biossegurança, o estado de saúde e gestão da exploração. Todas as intervenções realizadas foram efetuadas no sentido de uma utilização reduzida e responsável dos antibióticos, numa perspetiva de cura e não de prevenção das doenças.

O aconselhamento dados aos produtores no âmbito deste projeto durou cerca de 8 meses e, de acordo com os resultados da investigação, desde o nascimento dos animais até ao abate houve uma redução de 52% na utilização de antibióticos. A isto acresce o facto de ter havido uma melhoria no número de leitões em desmame por estábulo e por ano (+1,1%), no crescimento diário dos animais (+7,7g/d) e uma redução na mortalidade (-0,6%).

A principal conclusão, segundo os investigadores, é que uma otimização no maneio da produção, assim como do estado de biossegurança do animal, pode permitir criar animais mais saudáveis, o que por sua vez permite reduzir a utilização de antibióticos.

Saiba mais sobre o estudo.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?