- Veterinaria Atual - https://www.veterinaria-atual.pt -

Curso de Cirurgia e Traumatologia Bovina a Campo decorre em Elvas

A Associação Portuguesa de Buiatria [1] organiza, em parceria com a Escola Superior Agrária de Elvas [2] do Instituto Politécnico de Portalegre, um curso teórico-prático de cirurgia e traumatologia bovina [3] em condições de campo.

Em comunicado, a associação explica que o curso possui uma componente teórica que abordará, em contexto de sala de aula, vários temas de cirurgia, anestesia e traumatologia bovinas. O módulo prático decorre em cenário real, com workshops demonstrativos das principais técnicas anestésicas e de cirurgia ortopédica bovina.

 

Os formadores são o médico veterinário argentino Tomás Trucco e o espanhol Vicente Peña Romeo. O primeiro foi formado pela Faculdade de Ciências Veterinárias de Esperanza da Universidad Nacional Del Litoral (FCV UNL) (2008), e é mestre em Ciências Veterinárias pela mesma instituição, com especialização em Reprodução Aplicada em Bovinos. Publicou mais de 10 artigos sobre técnicas anestésicas e cirúrgicas em bovinos. Já Vicente Peña Romeo é licenciado em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária de Córdova (1994) e mestre em Traumatologia e Ortopedia pela Universidade Complutense de Madrid. Atualmente exerce a sua atividade liberal nas áreas da traumatologia e cirurgia em diferentes clínicas na região de Cádiz.

Esta formação destina-se a médicos veterinários e finalistas do curso de Medicina Veterinária. As inscrições [4] estão abertas até dia 12 de setembro de 2022.