O comissário para Agricultura e Desenvolvimento Rural da Comissão Europeia, Dacian Ciolos, refere que “desde 2010, a Comissão Europeia vem a acompanhar de perto o setor leiteiro para garantir uma transição suave em direção ao fim das quotas em 2015. Esse relatório confirma a tendência positiva dos mercados mundiais de lácteos, mas também a necessidade de continuar a trabalhar das melhores formas para lidar com o desafio da volatilidade de preços no futuro”.
O “Milk Package”, projeto lançado em 2012, tem como objetivo fortalecer a posição dos produtores de leite na cadeia de fornecimento e preparar o setor para um futuro mais orientado ao mercado e mais sustentável. Nesse sentido, os Estados-membros têm desde o lançamento a opção de fazer contratos escritos entre os produtores de leite e a indústria e os produtores de leite têm a possibilidade de negociar termos de contrato, incluindo o preço do leite cru coletivamente através de organizações de produtores.
A Comissão Europeia considera ainda que, apesar da previsão bastante positiva para os mercados mundiais de lácteos, com oportunidades significantes de crescimento nos próximos anos, existem ainda dúvidas sobre a capacidade do sistema de regulamentação da UE de lidar com a volatilidade do mercado ou com a situação de crise após o fim do regime de quotas, já em 2015.