Animais de Produção

Bulgária acusa turistas romenos de levar peste suína africana para o país

Bulgária acusa turistas romenos de levar peste suína africana para o país

Além de alarmarem as autoridades e apertarem o cerco em torno da segurança alimentar, os recentes surtos de peste suína africana (PSA) na Europa geraram um incidente diplomático. O primeiro-ministro da Bulgária, Boyko Borissov, acusou os turistas romenos de introduzir a PSA no país, ajudando a doença a propagar-se. De acordo com o portal Vet Times, o governante da Bulgária afirma que “todos os dias 57 mil carros vêm da Roménia para a Bulgária. Tenho a certeza de que os turistas romenos trouxeram a doença”.

“[Estes turistas] comem ao lado da estrada e atiram os restos de comida, que ajudam a propagar a doença. Não há nada que possamos fazer”, disse o primeiro-ministro da Bulgária.

Cerca de 130 mil suínos já foram abatidos na Bulgária nas últimas duas semanas como prevenção para a propagação da PSA e, desde julho, já foram detetados mais de 300 surtos da doença na Roménia.

Recorde-se que, no mês passado, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) confirmou que o número de surtos ativos de peste suína africana já atingiu os 5763, em 15 países de todo o mundo.

Na Europa, já foram detetados surtos da doença em países como Itália, Polónia, Bélgica, Letónia, Moldávia, Bulgária, Roménia e Rússia, num total de 11 países europeus.