A Associação do Campo Branco (AACB) colocou em marcha um projeto que tem como objetivo aumentar a produtividade nos rebanhos de ovelhas do Campo Branco: OviCapabortos. De acordo com o Correio do Alentejo, trata-se de uma parceria com Instituto Nacional de Investigação Agrária, a Universidade de Évora e as empresas Ruralbit e Consulai e que terá por base as informações recolhidas pela AACB no seu serviço de gestão da identificação dos rebanhos.
Ao Correio do Alentejo, Ana Rita Simões, médica veterinária da AACB, refere que “uma coisa é olhar para o rebanho e dizer que as ovelhas pariram todas, outra muito diferente é pegar numa folha de cálculo e vermos o resultado desse registo, que pode ser muito diferente do que o produtor pensa do seu rebanho. Os números podem demonstrar que estamos a ter, ou não, um problema no rebanho. Só assim será possível perceber se o rebanho é, ou não, eficiente.”
O OviCapabortos nasce, assim, com o objetivo de utilizar essa informação a favor das explorações, percebendo, por exemplo, quantos borregos nascem por ano ou qual a mortalidade registada.
“Imaginemos que é um problema do foro infecioso, de abortos, de nutrição no rebanho ou de maneio na exploração. Nesse caso, feito o diagnóstico, vamos tentar criar as medidas corretivas visando o aumento da produtividade”
“É essa avaliação que queremos fazer para depois tentarmos fazer o diagnóstico sobre o que se está a passar nas explorações. Imaginemos que é um problema do foro infecioso, de abortos, de nutrição no rebanho ou de maneio na exploração. Nesse caso, feito o diagnóstico, vamos tentar criar as medidas corretivas visando o aumento da produtividade“, explica.
A primeira análise do projeto revela que “as coisas não estão tão bem como era desejável”, revela a médica veterinária. De acordo com Ana Rita Simões, “há um trabalho e um esforço que será necessário fazer” da parte dos médicos veterinários assistentes das explorações e dos produtores.
A base de dados da AACB conta atualmente com 222 explorações agrícolas registadas, um efetivo de cerca de 78 mil animais.