Quantcast
Saúde Animal

Animais em situação crítica na Póvoa do Lanhoso já foram recolhidos

boi alimentação

No final de 2015, a Direção Geral de Alimentação e Veterinária e a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte deram conta de que um produtor da Póvoa de Lanhoso terá abandonado e deixado morrer à fome cerca de 100 bois, vacas e vitelos numa exploração agropecuária. O caso levantou várias questões de saúde pública e, no final do ano, o Ministério da Agricultura anunciou que iria tomar medidas para assegurar a alimentação dos animais.

Ontem (20 de janeiro) foi anunciado pelo Ministério da Agricultura que já está concretizada a operação de recolha dos animais que se encontravam em situação crítica, numa iniciativa que envolveu 25 técnicos da DGAV Norte, dez técnicos das organizações de produtores pecuários da região, três técnicos de outras associações e 25 militares da GNR.

De acordo com uma nota enviada pelo Ministério da Agricultura, foram recolhidos um total de nove ovinos, um suíno, 78 bovinos e 28 cavalos e os bovinos, que “foram localizados em lugares diferentes daqueles que o proprietário tinha indicado”, encontravam-se numa “condição física altamente debilitada”.

Os restantes animais foram transportados para instalações da DGAV, onde a sua rastreabilidade, propriedade, estatuto sanitário e necessidades estão a ser avaliados. O proprietário, por sua vez, fica impedido de exercer a atividade agropecuária.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?