A Zoetis anuncia o financiamento de 15,3 milhões de dólares por parte da Fundação Bill e Melinda Gates para continuar a desenvolver e prestar cuidados veterinários e serviços de diagnóstico que melhorarão a saúde animal e a produtividade no setor da pecuária na África Subsariana.
O financiamento irá ajudar a Zoetis a expandir a sua iniciativa original, designada Avanço da Saúde e Produtividade do Setor da Pecuária Africano (A.L.P.H.A., na sigla em inglês), no sentido de incluir a aquacultura além do gado bovino, aves de capoeira e suínos em sete países adicionais na África Subsariana. Como parte dos compromissos de sustentabilidade a longo prazo Driven to Care da empresa, “a nova iniciativa para o A.L.P.H.A. Plus, com duração de 5 anos, tem como objetivo melhorar a saúde veterinária e a segurança alimentar numa das regiões com mais rápido desenvolvimento no mundo”, pode ler-se em comunicado.
Este novo financiamento, parte da verba para ”Modelos Inovadores em Saúde Animal para Pequenos Produtores” e irá acelerar o acesso a produtos, serviços e ferramentas de diagnóstico veterinário a fim de aumentar a produtividade dos pequenos produtores, com um foco particular no apoio a mulheres produtoras.
“Estamos gratos pelo financiamento da Fundação Bill e Melinda Gates já que vivemos para a nossa missão de nutrir o nosso mundo e a humanidade mediante o avanço dos cuidados veterinários na África Subsariana, expandindo o nosso trabalho para que tenha um maior impacto. A combinação da liderança da Zoetis em saúde animal e a nossa experiência em estabelecer amplas colaborações em mercados emergentes permitir-nos-á acelerar o avanço da saúde animal na região”, afirmou Kristin Peck, Diretora Executiva da Zoetis. “O acesso a medicamentos e a tecnologia ajudará os produtores a criar animais mais saudáveis, a melhorar a produtividade e a assegurar rendimentos mais sustentáveis, o que é fundamental para o desenvolvimento económico e o bem-estar da região e da sua população”.
A iniciativa A.L.P.H.A. Plus irá focar-se na produção de lacticínios e criação de gado bovino, aves de capoeira e aquacultura na Etiópia, Nigéria, Tanzânia e Uganda, e estende-se agora ao Quénia, à Costa do Marfim e a mais cinco mercados da África Subsariana Oriental, Ocidental e Central.
Com base no sucesso da primeira iniciativa A.L.P.H.A. da empresa, que teve início em 2017 no Uganda, Nigéria e Etiópia, e mais tarde se expandiu para a Tanzânia, o novo financiamento procurará melhorar a saúde animal e os meios de subsistência dos produtores por meio de formação avançada — com o objetivo de formar 100 000 participantes até 2025. “O foco será sobretudo na diversidade de género, incluindo cursos de formação liderados por mulheres, apenas para mulheres, concebidos de forma otimizada para maximizar a assiduidade. O financiamento irá ainda permitir que a Zoetis continue a desenvolver modelos de distribuição e formação para redes de ‘última etapa’ (“last mile”), crie serviços de diagnóstico de doenças por meio de redes de laboratórios em colaboração com parceiros públicos e privados locais e desenvolva a investigação de resultados e serviços digitais.”