- Veterinaria Atual - https://www.veterinaria-atual.pt -

WSAVA homenageia professor emérito Michael J. Day

A World Small Animal Veterinary Association (WSAVA) prestou uma homenagem ao seu membro de longa data do Comité e do Conselho Executivo, o professor emérito Michael J. Day, após o anúncio da sua morte.

“Estamos terrivelmente consternados com a perda de Michael, que serviu a WSAVA com distinção e dedicação durante muitos anos.  Foi um verdadeiro líder veterinário que deu uma enorme contribuição para a WSAVA, bem como a outras associações que serviu. Michael não era apenas um colega muito respeitado, mas um amigo muito querido. Estamos de coração partido por o perder, e os nossos pensamentos estão com a sua mulher, a nossa colega da WSAVA Mary Marcondes, a sua família mais alargada, os seus amigos e colegas”, afirmou Shane Ryan, presidente da WSAVA.

Michael Day começou a trabalhar com a WSAVA em 2003, tendo desempenhado várias funções, incluindo a de membro do Grupo de Normalização Gastrointestinal e de presidente do Comité Científico Consultivo. Fundou o One Health Committee da WSAVA, em 2010, e foi presidente do Grupo de Diretrizes de Vacinação da WSAVA de 2009 até março de 2020, quando a sua doença o obrigou a abandonar funções.

“O professor Day foi um ícone da medicina veterinária mundial em muitos campos. O seu trabalho para fundar o One Health Committee e o resultante One Health Certificate Course são apenas duas das formas entre as quais a sua memória vai viver.  Foi uma honra ser seu amigo e tê-lo como inspiração de tantas maneiras, tanto profissional como pessoalmente”, afirmou Michael Lappin, presidente do One Health Committee da WSAVA.

Posteriormente, Day foi membro representante do BSAVA para a WSAVA e entrou para a Comissão Executiva da WSAVA em 2017, tendo, em 2018, sido nomeado para tesoureiro honorário.

O vice-presidente inaugural da Fundação WSAVA ajudou ainda a desenvolver e liderar um projeto pioneiro da Rede Africana de Pequenos Animais de Companhia (AFSCAN), para elevar os padrões dos cuidados veterinários dos animais de companhia na África Subsaariana.  Recentemente, tinha sido distinguido com o prémio WSAVA para o Serviço de Mérito Global.

Jolle Kirpensteijn, chefe do serviço veterinário profissional da Hill’s Pet Nutrition, EUA, declarou: “Michael era um amigo de toda a comunidade veterinária global e trabalhou incansável e humildemente para tornar o mundo melhor, defendendo uma abordagem de One Health.  O seu sentido de humor e capacidade de explicar conceitos complexos tocou-nos a todos”.

Também Guillermina Manigot, representante da WSAVA na Argentina, acrescentou: “Entre as suas muitas realizações, o professor Day foi apaixonado pela criação do primeiro conjunto de diretrizes de Vacinação da WSAVA para a América Latina e viajou por toda a região, com membros do Grupo de Diretrizes de Vacinação, para as explicar e discutir com os veterinários. Estas diretrizes foram recentemente publicadas no Journal of Small Animal Practice e é agora a nossa missão, enquanto veterinários latino-americanos, aplicar o que nos ensinou para benefício dos nossos pacientes e da saúde pública.  Obrigada, professor Day.”