A VetPartners, grupo europeu de centros veterinários, anunciou as suas metas climáticas para atingir emissões líquidas zero até 2045, reforçando o seu compromisso com a sustentabilidade ambiental em oito países, incluindo Reino Unido, Irlanda e Portugal.
De acordo com a empresa, trata-se de um esforço para enfrentar a crise climática global, marcando, assim, o seu posicionamento para tornar o setor veterinário mais ecológico. O investimento passa pela “eficiência energética e utilização de energia renovável nas instalações no Reino Unido, e pela redução na quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários”.
Muitas das clínicas veterinárias, assim como a sede central de suporte em York aderiram ao programa de acreditação Investors in the Environment e tomaram medidas para reduzir o uso de recursos, a produção de resíduos e o impacto no ambiente, informa a marca em comunicado.
A VetPartners estabeleceu padrões ambientais e sociais mínimos esperados dos fornecedores de medicamentos, consumíveis hospitalares, equipamentos e outros materiais.
Para ajudar a alcançar as metas de emissões líquidas zero, o grupo tem trabalhado em colaboração com consultores externos, a Simply Sustainable, e o objetivo de alcançar zero emissões até 2045 foi validado pela Science-Based Targets Initiative (SBTi).
A VetPartners anuncia as medidas que pretende tomar nos próximos 20 anos para reduzir as emissões e combater as alterações climáticas. Estas incluem:
- Transição da frota para veículos elétricos;
- Incorporar a sustentabilidade nas políticas de viagens;
- Envolver fornecedores no apoio à redução de carbono;
- Aquisição de energia renovável para todo o grupo;
- Aproveitar as auditorias já realizadas para identificar novas formas de aumentar a eficiência energética em todas as instalações.
A responsável de ESG do VetPartners Group, Hannah James, afirma: “Este é um marco emocionante na nossa jornada rumo à emissão líquida zero. Trabalhámos com colegas em todos os países para compreender onde estão as maiores oportunidades para reduzir as nossas emissões e incorporar ainda mais a sustentabilidade. Agora existe um grande impulso em direção a 2045, e não vamos tornar-nos complacentes, pois estamos comprometidos com essas metas, que estão ancoradas na ciência climática e no caminho de 1,5 °C estabelecido no Acordo de Paris”.
Jo Malone, CEO da VetPartners, também comenta: “Estamos empenhados em ser uma empresa com emissões líquidas zero até 2045. A profissão veterinária é extremamente solidária por natureza e cuidar do planeta é uma extensão natural do cuidado com os animais e a vida selvagem. Temos o dever de ser responsáveis pelo nosso impacto no ambiente. Já foram implementadas uma série de medidas, mas ainda há mais que podemos fazer. Os nossos colegas estão empenhados em encontrar formas de reduzir o desperdício, reciclar mais e reduzir a nossa pegada de carbono, e a sustentabilidade está enraizada no ADN da VetPartners. O nosso negócio cresceu enormemente desde que fomos fundados há 10 anos, mas, mesmo em tempos de mudança, temos estado empenhados em expandir-nos de forma ética e sustentável”.
Como parte do compromisso de alcançar emissões líquidas zero, a VetPartners estabeleceu metas de curto e longo prazo, incluindo a redução das emissões de GEE em 59% até 2034, em relação ao ano base de 2023.
As metas levam em consideração as atividades atuais e futuras em todo o grupo VetPartners e têm por base a implementação de melhores práticas do setor e de outras áreas, bem como em mudanças esperadas nas políticas governamentais e na economia em geral.