O VetBizz Summit irá decorrer nos dias 22 e 23 de setembro, no Hotel Solverde Spa & Wellness Center 5*, em São Félix da Marinha. De acordo com o responsável do evento e diretor-geral da Vetbizz Consulting, Dilen Ratanji, este pretende alavancar o conhecimento na área da gestão veterinária, com foco na estratégia, liderança, recursos humanos, marketing, finanças e fiscalidade.
O que motivou a criação deste evento, dedicado à gestão veterinária?
A crescente profissionalização do setor veterinário, aliada a uma vontade generalizada dos seus profissionais em estarem dotados de ferramentas e conhecimentos para uma gestão mais assertiva e eficaz dos seus negócios, tornou premente a idealização de um evento 100% focado na gestão veterinária. Há já alguns anos que Portugal não tem um evento desta natureza e a VetBizz Consulting, sendo a primeira empresa do mercado a prestar serviços de consultoria de gestão em exclusivo para CAMV, sente-se moralmente “obrigada” a promover a partilha de conhecimentos na área da gestão com todos os stakeholders da indústria veterinária.
Quais são as principais preocupações, desafios e oportunidades do médico veterinário atualmente?
Na realidade, são várias. Desde logo, a incerteza do ambiente macroeconómico e o contexto inflacionista do mercado obrigam a repensar as estratégias nos seus negócios. Obviamente que, subsequentemente, há um impacto direto no sentimento e confiança dos consumidores. A entrada dos grupos veterinários internacionais, mais profissionalizados, obrigará também a que os CAMV independentes tenham outra capacidade de resposta e reação às estratégias dos concorrentes no mercado. A escassez de profissionais no setor, nomeadamente médicos veterinários, também é uma enorme preocupação dos CAMV. No VetBizz Summit iremos apresentar, em conjunto com a 2Logical (empresa de estudos de mercado), um estudo pioneiro em Portugal que ajudará os CAMV a desenvolver a melhor estratégia para cada segmento identificado, garantindo uma maior captação mas, acima de tudo, uma maior retenção de clientes. Além disso, apresentará algumas das novas tendências do mercado pet.
“A incerteza do ambiente macroeconómico e o contexto inflacionista do mercado obrigam [os veterinários] a repensar as estratégias nos seus negócios.”
Que temas estarão em destaque no programa?
Procuramos ter os melhores oradores para cada uma das áreas da gestão veterinária, nomeadamente Estratégia, Liderança, Recursos Humanos, Marketing, Finanças e Fiscalidade e Gestão de Operações. São temas muito abrangentes, mas estamos a realizar briefings com cada orador para que possam focalizar as suas formações em temas mais prioritários e relevantes em cada uma das áreas supracitadas, de acordo com a experiência da VetBizz Consulting na consultoria de gestão estratégica dos CAMV.
Além das apresentações e debates, o que irá trazer de novo? O que pode desvendar até ao momento?
Pretendemos que o VetBizz Summit seja uma experiência inesquecível para todos os participantes, incluindo patrocinadores. Por conseguinte, idealizámos um formato nunca visto no setor veterinário em Portugal: no dia 22 teremos palestras de 45 minutos, de cariz mais teórico-prático, enquanto no dia 23 teremos masterclasses de 90 minutos, com componente essencialmente prática, sendo que nesse dia distribuiremos os participantes em duas salas distintas, para criar maior envolvimento e interação entre os mesmos. Ambas as salas terão os mesmos oradores, de forma alternada, durante a manhã e a tarde. Na noite do dia 22 (sexta-feira) teremos um jantar exclusivo para todos os participantes (Wellness Gardens – Senhora do Penedo) que visa, num ambiente descontraído e informal, potenciar o networking entre todos eles e que contará com uma série de atividades lúdicas, tais como DJ, animações, quizzes, danças, entre outros. Podem consultar mais detalhes em www.vetbizzsummit.com.
“No VetBizz Summit iremos apresentar (…) um estudo pioneiro em Portugal que ajudará os CAMV a desenvolver a melhor estratégia para cada segmento identificado”
A quem se dedica particularmente este evento e que mais-valia poderá trazer ao profissional?
O evento terá como público-alvo gestores, diretores clínicos e outros agentes decisores do setor veterinário. Destina-se, também, a profissionais do setor veterinário das indústrias alimentar, farmacêutica, de distribuição, entre outros, que pretendam conhecer melhor as dinâmicas de gestão dos CAMV. Iremos contar com oradores de renome nacional e internacional, como é o caso do Pere Mercader (Espanha) ou Marco António Gioso (Brasil), que apresentarão palestras e masterclasses com conteúdos muito focalizados, de natureza muito prática, pois o nosso objetivo principal é que os participantes absorvam conhecimentos para que possam colocar em prática nos seus negócios a partir do dia seguinte.