Quantcast
Médicos Veterinários

Vendas de antibióticos veterinários reduziram 47% entre 2011 e 2021

Vendas de antibióticos veterinários reduziram 47% entre 2011 e 2021

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) revelou no seu relatório anual da rede de Vigilância Europeia do Consumo de Antimicrobianos Veterinários (ESVAC) que as vendas gerais de antibióticos veterinários diminuíram 47% entre 2011 e 2021, alcançando o valor mais baixo reportado.

De acordo com o Portal Veterinaria, as vendas de classes de antibióticos consideradas de importância crítica na medicina humana também diminuíram acentuadamente entre 2011 e 2021 e representaram apenas 5,5% do total das vendas em 2021.

 

“Os resultados positivos refletem os esforços dos veterinários, agricultores e da indústria farmacêutica para reduzir o uso de antibióticos para prevenir a resistência antimicrobiana. Também mostram que as iniciativas políticas da UE e as campanhas nacionais que promovem a utilização prudente de antibióticos nos animais estão a ter um impacto positivo”, explica o chefe da divisão de medicamentos veterinários da EMA, Ivo Claassen.

O presente relatório da ESVAC inclui, pela primeira vez, informações sobre os progressos realizados no sentido do objetivo da estratégia “Do Prado ao Prato”. Em apenas três anos, entre 2018 e 2021, os 27 Estados-membros da UE já alcançaram uma redução de 18% na venda de antimicrobianos para animais de produção e aquicultura, cerca de um terço da meta de redução de 50% definida para 2030.

 
Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?