Portugal foi renomeado juntamente com a Irlanda, como representante da União Europeia (EU), na Comissão consultiva da Plataforma de Bem-Estar dos animais da Organização Mundial da Saúde Animal (WOAH) para a região da Europa.
Desta Comissão fazem ainda parte a Bósnia Herzegovina, o Azerbaijão e Israel.
De acordo com a comunicação da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), a plataforma tem como objetivo melhorar o bem-estar dos animais a nível europeu através de um conjunto de atividades que apoiam os serviços veterinários na implementação de códigos e normas nesta matéria.
“A plataforma tem trabalhado de forma exaustiva, em áreas de grande relevo em matéria de bem-estar animal, nomeadamente no transporte e abate de animais, bem-estar dos equídeos, controlo de populações de cães e atuação dos serviços veterinários em situações de catástrofe”, lê-se na nota publicada no site da DGAV.
Neste sentido, a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária congratula-se por fazer parte da Comissão Consultiva desta plataforma e reconhece “a extrema importância das ações desenvolvidas no âmbito da plataforma na melhoria do bem-estar animal à escala europeia”.
A Plataforma foi criada em 2013 e fornece um mecanismo de colaboração sustentável para atividades regionais para apoiar e capacitar os serviços veterinários a tomar medidas e implementar padrões sobre bem-estar animal.