Mais de 90% dos tutores do Reino Unido relata que não recebeu treino de primeiros socorros veterinários, revelou um estudo da The People’s Dispensary for Sick Animals (PDSA).
O inquérito revelou ainda que três quartos dos inquiridos não sabiam como realizar reanimação cardiorrespiratória no seu animal de companhia. 74% não sabiam como responder a uma convulsão e 52% não sabiam que medidas tomar para prestar os primeiros socorros a um animal de companhia que partiu um osso.
Outro dado relevante é que 80% dos tutores não possui um kit de primeiros socorros veterinários. Os resultados sugerem que a ausência de treino e educação sobre primeiros socorros para animais de companhia é a razão pela qual os tutores estão mal preparados para um acidente ou emergência.
“Os números destacam a extensão da falta de habilidades quando se trata de habilidades básicas de primeiros socorros para animais de companhia. No entanto, os tutores muitas vezes não percebem o quão importante é o treino em primeiros socorros até que precisam dele, o que às vezes pode ser tarde demais”, explica a cirurgiã veterinária da PDSA, Lynne James.
A instituição criou um guia com dicas que pode ser acedido aqui.