- Veterinaria Atual - https://www.veterinaria-atual.pt -

Sense Test aposta em testes de palatabilidade animal

A Sense Test [1], empresa de análise sensorial, está a apostar na avaliação comportamental dos animais, no âmbito da área alimentar [2], através de testes de palatabilidade.

A responsável comercial da Sense Test, Alexandra Ribeiro, afirma que “trabalhando em estreita ligação com profissionais de veterinária e de etologia, desenvolvemos registos e protocolos que permitem uma sustentada solução de análise. Com este tipo de testes podemos avaliar se existe a preferência na aceitação de um produto, face a uma nova referência ou uma referência em comercialização”.

 

A responsável avança ainda que “além da quantidade de ração ingerida, podemos medir a velocidade de ingestão, o comportamento do animal antes e após a ingestão”.

Para conseguir realizar os testes de palatabilidade animal, a Sense Test possui um painel independente de mais de 200 cães e gatos. Estes perfis podem ser segmentados por diversas características, tais como o tipo de ração que comem, peso ou idade. Os testes são realizados no local de consumo.

 

“Entramos em contacto com os donos dos cães e gatos, explicando detalhadamente o estudo. O dono, após esse enquadramento, leva as amostras respondendo de acordo com as especificações do estudo”, explica Alexandra Ribeiro.