Quantcast
Animais de companhia

Qual o impacto das pesquisas dos tutores na Internet na prática veterinária?

Qual o impacto das pesquisas dos tutores na Internet na prática veterinária? iStock

Um estudo, baseado num questionário online com mais de 2.100 tutores de cães e gatos na Áustria, Dinamarca e Reino Unido, revelou o uso crescente de recursos da Internet para obter informações sobre a saúde dos seus animais de companhia.

Embora esta tendência possa melhorar o conhecimento dos tutores e enriquecer as práticas veterinárias, traz também vários riscos, nomeadamente no que toca à má interpretação e possíveis tensões entre veterinários e tutores.

 

Desta forma, a análise averiguou o uso da Internet para obter informações médicas veterinárias, os tipos de recursos utilizados e as razões dos tutores relativamente à frequência de uso da Internet antes e após as consultas veterinárias.

Aproximadamente um em cada três tutores relatou nunca ter usado recursos da Internet antes (31,7%) ou depois (37%) de uma consulta veterinária. No entanto, quando recorrem à Internet, é mais provável que o façam antes da consulta.

 

Os sites de consultórios veterinários (35%), páginas de associações veterinárias (24%) e outros sites que forneçam informações veterinárias (55,2%) são os recursos mais comuns utilizados pelos tutores. Neste sentido, a análise concluiu que os tutores acreditam que a Internet os ajuda a ter discussões mais informadas com os seus médicos veterinários.

Embora alguns veterinários temam ser desafiados por informações online, o estudo mostrou que apenas uma pequena fração dos tutores o faz para esse fim. A maioria procura estar mais bem preparado para a consulta ou para tomar decisões mais informadas mais tarde, acreditando que esse conhecimento pode melhorar as discussões e a tomada de decisões conjuntas sobre o animal.

 

De acordo com os investigadores, no caso em que as informações online contradizem os conselhos veterinários, é ideal iniciar uma discussão aberta sobre as pesquisas online do tutor, de forma a facilitar a tomada de decisões informadas, mas também fortalecer a confiança entre o veterinário e o tutor.

Os investigadores recomendam que as clínicas veterinárias invistam no desenvolvimento dos seus sites, não anunciando apenas os seus serviços, mas também oferecendo informações médicas veterinárias de alta qualidade, baseadas em evidências, ou links para sites viáveis, uma vez que a grande maioria dos tutores visita estas plataformas para obter informação sobre a saúde dos seus animais de companhia.

 

 

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?