O parasitologista brasileiro Filipe Dantas-Torres vai receber o WSAVA One Health Award deste ano, pela sua campanha contra a morte de cães infetados com leishmaniose.
Segundo explica a WSAVA, em comunicado, o responsável, através do seu papel como presidente do Tropical Council for Companion Animal Parasites (TroCCAP), trabalha para educar os colegas médicos veterinários e os stakeholders na América Latina sobre como a leishmaniose deve ser controlada pelo uso comunitário de repelentes e vacinação, em vez do abate.
Filipe Dantas-Torres é investigador no Departamento de Imunologia do Instituto Aggeu Magalhães, especialista veterinário em parasitologia pela EBVS, tem mestrado em saúde pública, doutoramento em saúde pública e um doutoramento em saúde animal e zoonoses. O galardoado é ainda editor-in-chief da Parasites and Vectors e diretor da World Association for the Advancement of Veterinary Parasitology.
O prémio vai ser entregue durante o WSAVA World Congress, onde Filipe Dantas-Torres vai ministrar uma sessão sobre “Challenges and opportunities for tackling companion vector-borne diseases in Latin America”.
O WSAVA One Health Award galardoa um indivíduo ou organização que promoveu um aspecto da One Health relevante para os animais de companhia.