A mais recente edição da XIX Encuesta “¿Qué quieres ser de mayor?”, promovida pela Adecco, revelou que a Medicina Veterinária ocupa o terceiro lugar na lista das profissões mais desejadas pelas raparigas em Espanha. Com 8,1% das respostas, a profissão surge apenas atrás da educação (19,4%) e do futebol (10%).
Os dados sublinharam também a importância crescente da veterinária como opção de futuro, associada à saúde, ao cuidado com os animais e à ligação afetiva que muitas crianças estabelecem com os seus animais de companhia. Além disso, a profissão é vista como parte das áreas ligadas ao bem-estar e à ciência, reforçando o papel dos veterinários na sociedade.
Entre as raparigas, para além de professora, veterinária e médica (6,9%), destacam-se ainda profissões como psicóloga (5,6%) e arquiteta (3,8%). No caso dos rapazes, o cenário é diferente: as escolhas concentram-se em ser futebolista (20%), polícia (10%) e youtuber (7,3%).
A sondagem também investigou os valores que as crianças associam ao mundo do trabalho. A “boa atitude” (19,3%) e a “formação” (18,6%) são vistas como as qualidades mais determinantes para alcançar sucesso profissional, o que reforça a importância da preparação académica em áreas científicas e da saúde, como é o caso da Medicina Veterinária.
O estudo concluiu que, mesmo ao pensar na reforma, muitas crianças incluem nos seus planos o cuidado dos animais de companhia. Esta ligação afetiva aos seus companheiros de quatro patas é apontada pelos autores como um dos fatores que explica a valorização da Medicina Veterinária enquanto profissão de sonho.