Quantcast
Animais de Companhia

Lisboa vai criar equipa para prevenir abandono e desistência de animais de companhia

Lisboa vai criar equipa para prevenir abandono e desistência de animais de companhia

O Provedor dos Animais de Lisboa, Pedro Emanuel Paiva, recomendou a criação de uma Equipa de Prevenção do Abandono e Desistência de Animais de Companhia (EPADAC). Os serviços da Direção Municipal do Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia concordaram tecnicamente com essa criação.

Segundo explicado em comunicado, a EPADAC tratar-se-á de uma equipa multidisciplinar, composta por especialistas em Psicologia e em Comportamentos Animal, com objetivo de mitigar fenómenos como a Síndrome de Noé, a devolução ou o abandono de animais após a sua adoção, que se encontram à guarda do município de Lisboa, através da Casa dos Animais.

 

“Na sequência do aumento significativo de animais recolhidos, pela Casa dos Animais de Lisboa, durante o ano de 2022, é fundamental a realização de novas medidas, que se traduzam na busca também do aumento de adoções responsáveis”, esclarece Pedro Emanuel Paiva.

O provedor defende que é necessário “diminuir a possibilidade de animais adotados serem devolvidos, devido a dificuldades de integração, por parte dos adotantes”.

 

Vários estudos demonstram que existe uma diminuição na taxa de devolução dos animais adotados quando estes tiveram um treino básico de obediência e/ou modificação comportamental e, como tal “é fundamental que a Casa dos Animais de Lisboa disponha de outros meios humanos, que lhes proporcionem a possibilidade de os animais para adoção manifestarem o seu reportório natural e comportamental e que estimule a sua socialização”, sublinha o Provedor dos Animais de Lisboa.

Para Pedro Emanuel Paiva “é importante acompanhar as cuidadoras das colónias de gatos. Para além dos apoios que lhes possam ser dados, através da doação de bens alimentares para os animais, é na mesma medida importante acompanhar algumas situações de fragilidade de saúde mental”.

A recomendação é um instrumento legal que o provedor tem para oficializar as suas orientações junto do Executivo da Câmara Municipal de Lisboa. Esta é a décima quarta recomendação, que se junta aos sete pareceres que a Provedoria Municipal do Animal de Lisboa entregou ao executivo desde o início do mandato a 19 de julho de 2022.

 
Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?