Quantcast
Investigação

Eurodeputados pedem mais investigação para combater resistência antimicrobiana

Eurodeputados pedem mais investigação para combater resistência antimicrobiana

O Parlamento Europeu alertou para a necessidade de mais investigação e desenvolvimento de novos antimicrobianos e alternativas aos mesmos, de forma a lutar contra a resistência antimicrobiana.

Numa resolução aprovada com 525 votos a favor, dois contra e 33 abstenções, os eurodeputados apelam ainda ao uso prudente dos antibióticos para humanos e animais, assim como medidas de controlo e prevenção de infeção.

 

Para tal, o texto pede que os países da União Europeia coloquem em prática, implementem e atualizem, pelo menos a cada dois anos, os planos de ação nacional contra a resistência antimicrobiana, como prioridade dos seus sistemas de saúde nacional.

Na saúde humana, os eurodeputados pedem melhoria na recolha de dados, incluindo dados em tempo real quer sobre a resistência como do consumo de antimicrobianos. É requerida ainda à Comissão Europeia que estabeleça uma base de dados europeia.

 

Embora concordem com o objetivo proposto pela Comissão Europeia de reduzir em 20% o consumo humano total de antibióticos na UE até 2030, os eurodeputados insistem em que as medidas nacionais devem também assegurar que pelo menos 70 % dos antibióticos consumidos pertençam ao “acesss group», tal como definido na classificação AWaRe da OMS. Estes tipos de antibióticos são eficientes contra uma vasta gama de agentes patogénicos comummente encontrados, enquanto apresentam um menor potencial de resistência.

Outro ponto destacado pela resolução é a criação de uma parceria europeia que envolve todos os stakeholders (indústria, organizações de pacientes, academia). O objetivo é melhorar a partilha de dados e de inovação tecnológica.

 

Os eurodeputados também ressaltam a importância de coordenar as iniciativas nacionais em matéria de fabrico, aquisição e constituição de reservas, a fim de evitar a escassez de medicamentos.

A expetativa é que os estados-membros adotem a proposta da Comissão Europeia de recomendação ao Conselho da União Europeia (organismo que reúne os ministros dos países) sobre a luta contra a resistência antimicrobiana em meados de junho.

 
Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?