- Veterinaria Atual - https://www.veterinaria-atual.pt -

ESCCAP lança nova edição de guia sobre ectoparasitas em cães e gatos

A European Scientific Counsel Companion Animal Parasites (ESCCAP [1]) lançou uma nova edição do seu guia sobre ectoparasitas em cães e gãos [2], na qual o texto, as tabelas e os ciclos de vida foram atualizados. As diretrizes do ESCCAP resumem as diferentes situações que ocorrem na Europa, salientando as diferenças mais importantes entre parasitas e entre diferentes partes do continente e oferecem recomendações específicas de controlo, informa o Portal Veterinaria [3].

Uma vez que muitos ectoparasitas [4] podem funcionar como vetores para várias doenças nos animais de companhia, o objetivo da ESCCAP é criar um guia que forneça informações e apoio abrangentes para ajudar médicos veterinários e tutores de animais de companhia a gerir infeções de ectoparasitas e prevenir a transmissão de doenças aos seus animais.

 

Este guia centra-se nos grupos mais importantes de ectoparasitas: pulgas, carrapatos, piolhos e ácaros. Outros ectoparasitas, como as moscas-das-areias e os mosquitos, são principalmente importantes como vetores da doença e, embora brevemente mencionados neste guia, são mais abordados num guia separado [5] também criado pela ESCCAP.