- Veterinaria Atual - https://www.veterinaria-atual.pt -

Equishield EHV é a nova vacina da Dechra contra o herpesvírus equino tipo 1

A farmacêutica Dechra [1] anunciou que a sua nova vacina contra o herpesvírus equino tipo 1 [2] (EHV-1), a Equishield EHV, já está disponível no mercado.

Em comunicado, a empresa afirma que “os acontecimentos recentes evidenciaram a necessidade de vacinar os cavalos contra o herpesvírus dos equídeos; especialmente em instalações onde há muita circulação de animais, e para aqueles que se concentram nas competições desportivas, provenientes de diferentes regiões de Portugal e da Europa”.

 

O Equishield EHV é composto por herpesvírus equinos inativados tipo 1, sendo que protege os cavalos e as éguas contra este serótipo, responsável pelos processos mais graves observados dentro da família herpesvírus: problemas respiratórios, neurológicos e abortos.

O protocolo de vacinação proposto para a vacinação consiste em três doses sendo uma a primovacinação, com revacinação a cada 6 meses. “A resposta imune obtida após a aplicação de três doses é maior do que a conseguida aplicando apenas duas doses, pelo que recomendamos esta pauta de vacinação”, informa a Dechra [3].