Quantcast
Médicos Veterinários

Covid-19: Médico veterinário nomeado responsável pela estratégia de vacinação no Brasil

Investigadores recebem financiamento de 3,1 M€ para criar vacina universal contra a gripe

O médico veterinário Laurício Monteiro Cruz foi nomeado diretor do departamento de imunizações e doenças transmissíveis do Ministério da Saúde, no Brasil, ficando assim responsável pela estratégia de vacinação contra a covid-19 no país.

A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União e assinada pelo general Eduardo Pazuello, ministro interino da Saúde no Brasil.

Monteiro Cruz ficará assim responsável pelo Programa Nacional de Imunizações do Brasil, que visa as campanhas de vacinação e a distribuição de imunizantes.

O novo diretor é mestre em medicina veterinária e especializou-se em vigilância sanitária, com foco na leishmaniose visceral em cães. Além disso, preside ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal e é funcionário da Secretaria da Saúde do governo distrital, desde 1989, de acordo com a Plataforma Lattes.

O ex-secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira, já se pronunciou sobre a nomeação, questionando a mesma.

“Nada contra os veterinários, mas essa pessoa que colocaram para coordenar o Programa Nacional de Imunização é um veterinário sem experiência com imunização. É lamentável que estejamos vendo esse desmonte da Secretaria de vigilância em saúde”, disse Oliveira, citado na publicação Folha de São Paulo.

Há duas semanas, a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), organismo tutelado pelo Ministério da Saúde, autorizou o início dos ensaios clínicos de uma nova vacina contra a covid-19 no país. Esta é a quarta vacina a ser experimentada no Brasil contra o vírus.