Quantcast
Investigação

Cães com demência sofrem disrupções de sono semelhantes a humanos

Cães com demência sofrem disrupções de sono semelhantes a humanos

Um grupo de investigadores da North Carolina State University revelou que cães com demência sofrem as mesmas disrupções de sono que os humanos com a mesma condição de saúde. O estudo teve como base a eletroencefalografia em cães mais idosos para determinar se as ondas cerebrais durante o sono se correlacionavam com os sinais de declínio cognitivo.

Segundo explicado em comunicado, quanto maior a pontuação do cão em testes cognitivos e no questionário Canine Dementia Scale (CADES), menos tempo eles passavam no estado REM (associado aos sonhos) e ao estado de sono profundo que antecede o REM.

 

A autora principal do estudo Alejandra Mondino explica que “estes cães têm demência e a perturbação do sono faz parte disso”. “Além do menor tempo gasto a dormir, quando olhamos para o EEG, vemos que a atividade cerebral deles durante o sono era mais parecida com um estado acordado.”

“Em outras palavras, quando eles conseguem dormir, os seus cérebros não estão realmente a dormir”, conclui.

 

O estudo analisou 28 cães idosos: 17 fêmeas e 11 machos. Antes do estudo do sono, os cães tinham recebido exames físicos completos, sido submetidos a testes cognitivos e os seus donos preencheram o questionário da CADES, a fim de determinar a gravidade do seu declínio cognitivo.

Durante a investigação, os cães não foram sedados e os elétrodos foram afixados ao crânio com gel pegajoso. Os cães fizeram duas sessões de sono no laboratório – a primeira para aclimatá-los ao ambiente e à colocação de elétrodos e a segunda para registar a atividade cerebral durante um período de sono de duas horas.

 

Os investigadores esperam que o estudo possa levar ao diagnóstico e intervenção precoce em cães idosos com sinais de declínio cognitivo.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?