Quantcast
Animais de companhia

Aconselhamento veterinário tem pouco peso na dieta dos gatos

Aconselhamento veterinários tem pouco peso na dieta dos gatos iStock

A opinião profissional dos veterinários ocupa um lugar pouco significativo na decisão dos tutores relativamente à alimentação dos seus gatos, revelou um estudo, realizado a nível mundial, que apurou as tendências na alimentação dos felinos.

O aconselhamento veterinário foi classificado como a razão menos influente para os tutores no que diz respeito à seleção da dieta dos gatos, tendo sido citado abaixo do custo dos alimentos. Isto sugere a necessidade de “um maior compromisso por parte dos veterinários em educar e envolver os tutores neste aspeto crucial da saúde e bem-estar dos felinos”, esclarece o estudo.

 

A investigação mostrou que a maioria dos tutores opta por alimentar os seus gatos com uma combinação de ração húmida e ração seca, comprada comercialmente. Além disso, os resultados indicam que a maioria dos tutores está consciente da importância de alimentar os seus gatos com uma dieta completa e adequada à sua fase de vida.

A investigação revelou também que uma minoria dos tutores não fornece pratos de comida e/ou água suficientes para o número de gatos que possuem.

 

Os tutores mostraram estar mais motivados a alimentar o seu gato com uma determinada ração devido ao sabor, aos benefícios observados e/ou esperados para a saúde, ou porque a dieta era/percebida como natural.

Em comparação com um inquérito anterior (não publicado) realizado pelos mesmos autores, em 2013, registaram-se “aumentos substanciais” no número de tutores que alimentavam os seus gatos com dietas terapêuticas (26,6% vs. 0,7%) e incluíam carne crua na dieta dos animais (15,6% vs. 3,7%). A proporção de entrevistados que fornecem, pelo menos, uma estação de alimentação por cada gato foi de 83,1%, com uso significativo de métodos de alimentação enriquecidos (29,1%).

 

Segundo o estudo, os veterinários necessitam de estar atentos às novas tendências na alimentação dos gatos para fornecer aos tutores o apoio adequado.

Um total de 1 172 tutores de gatos responderam ao questionário, tendo o estudo analisado tutores que vivem em países com recursos abundantes no setor veterinário e que, em média, têm dois felinos por casa.

 

 

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?