No final do ano passado foram divulgados os resultados do Eurobarómetro que avaliou a postura dos europeus em relação ao bem-estar animal. Os resultados são elucidativos e mostram a preocupação a este nível por parte da população da Europa, com a esmagadora maioria a considerar que o bem-estar dos animais de produção deveria ser mais bem protegido no seu país.
No que diz respeito às práticas de criação, 94% dos entrevistados acreditam ser importante que os animais de produção tenham espaço suficiente para se movimentar, deitar e sentar. Já 91% consideram que devem ser garantidas condições de vida dignas para proteger o seu bem-estar e 90% referem que as práticas agrícolas e de criação devem cumprir requisitos éticos básicos.
A grande maioria (83%) denota também que o tempo de viagem para o transporte de animais vivos, para “fins comerciais”, dentro da União Europeia ou a partir da União Europeia, deve ser limitado. Além disso, 88% dos entrevistados consideram importante melhorar o bem-estar dos animais nos matadouros.
Por fim, 84% dos europeus acreditam que o bem-estar dos animais de criação no seu país deveria ser melhor protegido.