Zootecnia é uma das novas licenciaturas a entrar em funcionamento na Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) já no próximo ano letivo.
De acordo com o comunicado de imprensa no site da Instituição, esta nova licenciatura substitui outras que não vão abrir vagas no concurso nacional de acesso ao ensino superior em 2024, nomeadamente Licenciatura em Engenharia Agro-pecuária e em Agricultura Biológica.
“Demonstrando, uma vez mais, estar atenta em renovar e adaptar os seus cursos às reais e atuais exigências da sociedade e do mercado de trabalho, a Agrária de Coimbra procura assim responder às necessidades de formação”, lê-se na comunicação.
A Licenciatura em Zootecnia visa conferir uma “sólida formação científica e tecnológica” para atividades profissionais ligadas à produção animal, incorporando o respeito pelo bem-estar e saúde animal, a proteção do ambiente e dos recursos naturais e a sustentabilidade dos sistemas de produção.
Empresas privadas, cooperativas, associações de criadores ou instituições públicas que atuem na obtenção de produtos animais de qualidade são algumas das possíveis entidades empregadoras dos licenciados deste curso.
A instituição de ensino superior, detentora de um historial de quase 140 anos, está assim em permanente atualização e qualificação da sua oferta formativa que inclui CTeSP, Licenciaturas, Mestrados e, a partir de agora, também Doutoramentos nas áreas de Enfermagem Veterinária, Equitação e Zootecnia.