Eis alguns dos destaques do programa:
Acelerar o pagamento dos clientes: uma prioridade da empresa
– Os principais aspetos financeiros e comerciais da gestão de cobranças
– Procedimentos eficazes para gerir os incobráveis
– Segmentar os clientes segundo o perfil (cliente público, cliente privado, maus pagadores, pagadores atrasados)
– Variar as formas de contato e lembretes (telefone, correio, visitas, email, etc)
Estruturar de forma eficaz a chamada para recordar a gestão do pagamento
– Entender o contexto do cliente e personalizar a chamada segundo a sua situação
– Saber conduzir o cliente para que este reconheça a sua dívida
– Fazer com que seja o próprio cliente a propor uma solução para o pagamento
– Ser direto, sem ser autoritário e mostrar-se muito firme e com proposta planeada
– Fechar bem o acordo, a forma e a duração do pagamento
Adaptar o discurso em função do comportamento do cliente e de cada situação específica
– Distinguir os diferentes comportamentos de um cliente
– Adaptar uma atitude adequada segundo um tipo de cliente: compreensivo, pedagogo, sério, direto, inflexível
– Escolher bem as palavras e o tom de voz: formas de expressão
– Gerir a agressividade e reações extremas
Fazer o seguimento dos clientes
– Elaborar uma agenda com os clientes já contatados e com os que se vão contatar pela primeira vez
– Organizar e estruturar os contatos
– Ser rápido e persistente, não se deixar desmotivar pelo atraso
Mais informações através do telef. 210 033 892 ou pelo email inscrições@ife.pt