Na História mais recente, não há memória de uma pandemia como a que estamos a viver. O coronavírus gerou caos na sociedade e neste momento continuamos com a mesma certeza: a incerteza. Para quem dirige um CAMV, pode ser particularmente desafiante liderar durante este período. Liderar, acima de tudo, a sua equipa de trabalho. É neste ponto que gostaria de me focar na presente crónica. Quantas vezes já sentiu o seu CAMV como uma “panela de pressão prestes a explodir”? Algumas, presumo, sendo que na maior parte das vezes tudo se resume à gestão de recursos humanos.
Ainda que ninguém esteja imune a sentimentos de stresse, apreensão e instabilidade emocional, há várias formas de liderar os recursos humanos em períodos difíceis e caracterizados pela incerteza. E é precisamente nestes períodos que é essencial os líderes saberem comunicar. Uma comunicação assertiva, objetiva e regular quebra o sentimento de isolamento e ansiedade e proporciona segurança, conforto e bem-estar aos colaboradores. Ou seja, como líder, procure manter a sua equipa sempre atualizada dos novos factos do seu CAMV e do ambiente que os rodeia e não permita uma “navegação à vista”, tão típica nas empresas portuguesas. Apresente o seu plano de contingência e, mesmo que não tenha boas notícias para dar, faça-o com total transparência e sinceridade. Não ludibrie, não crie expectativas falsas e, acima de tudo, assuma as suas responsabilidades. Mas também faça os seus colaboradores assumirem as deles! Acredite que se o fizer dessa forma, ganhará credibilidade e a sua equipa unir-se-á para a prossecução dos objetivos da empresa. Uma comunicação regular e envolvente (“envolvente” é a palavra-chave!) tem o condão de unir as equipas, potenciar o espírito de equipa e entreajuda e torna as pessoas mais positivas e motivadas.
Parece-me óbvio que muitos colaboradores não terão a capacidade de perceber o momento, a realidade que os rodeia, o seu líder e/ou os seus colegas. Mas esses também são os colaboradores que não desejamos ter na nossa empresa. Um verdadeiro líder não tem a necessidade de mentir e quando o faz é para o bem da sua equipa. O líder é pedagógico e ajuda os seus colaboradores a ser melhores, dia após dia, e a adaptarem-se às novas realidades com que se vão deparando. Seja líder nos bons momentos e, acima de tudo, nos maus momentos. Ainda que o setor veterinário seja propenso a causar sentimentos depressivos, fadiga ou desgaste emocional, o líder nunca se deixa abater perante as adversidades, pois é focado, determinado e positivo. Mas também é cauteloso e evita tomar decisões precipitadas e, para isso, pede a opinião dos seus colaboradores em muitas ocasiões, pois tem noção de que “juntos somos sempre mais fortes”. Dê um primeiro passo fundamental: escute os seus colaboradores! Não basta ouvir. O não saber ouvir é a queixa recorrente nas dezenas de CAMV por onde a VetBizz Consulting tem passado. Escutar as suas opiniões, sugestões, reclamações, receios, medos e afins. Filtre a informação que possa interessar a ambas as partes, processe, tire uma ilação e reconheça e valorize quem partilhou consigo a informação. Não se esqueça que provavelmente esse colaborador teve de ganhar uma enorme coragem só para falar consigo!
Uma boa organização interna no seu CAMV irá facilitar imenso a comunicação entre todos os elementos. E ajuda, sobretudo, a simplificar a tarefa do líder. A boa organização interna é resultado de procedimentos bem enraizados na estrutura, assim como funções claramente definidas para cada colaborador.
É importante recordar que “baixar os braços” é uma excelente notícia para os seus concorrentes. Seja astuto, ambicioso e corajoso. Parar é morrer. Aja e reaja em conformidade, mesmo quando não tem todas as respostas, pois há uma coisa que é crítica no mundo dos negócios: o time-to-market. Ou seja, poderá haver um momento crítico na vida do seu CAMV em que a carruagem passará e o seu negócio poderá ficar para trás. A sua experiência no mundo da veterinária e as pessoas que o rodeiam (colaboradores, consultores, contabilistas…) ajudá-lo-ão a tomar as melhores decisões nos melhores e piores momentos.
Um verdadeiro líder inspira e é motivo de enorme orgulho dos seus colaboradores. Não conheço muitos desta casta e sonho um dia poder vir a pertencer a esta elite. São verdadeiramente fortes e tornam fortes os que os acompanham. Os verdadeiros líderes protegem os seus e são, assim, protegidos por eles. E é assim que se constrói o verdadeiro sentimento de pertença, o tão aclamado “amor à camisola”, a verdadeira cultura organizacional da sua empresa.
É particularmente relevante que os seus colaboradores sejam ouvidos coletiva e individualmente. Sendo líder, saberá quando falar com todos ao mesmo tempo ou quando falar individualmente. E saberá ler o perfil de cada um, adaptando a sua comunicação em função disso. Partilhe com os seus colaboradores, legitimamente, os seus receios e preocupações, e proponha medidas para resolvê-los, envolvendo-os. Liderar não implica ser submisso! Pelo contrário, o líder é o Messias que todos querem seguir.
Aos verdadeiros líderes dos CAMV deste País, os meus parabéns!
E você, é líder?
*Artigo de opinião publicado originalmente na edição n.º 142 da revista VETERINÁRIA ATUAL, de outubro de 2020.