A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) posiciona-se, mostrando o seu descontentamento face à proposta de alteração de Estatuto das ordens profissionais, considerando-a “muito grave e lesiva para o futuro da profissão médico-veterinária”.
O órgão de regulação da profissão veterinária recebeu recentemente as propostas finais dos respetivos Estatutos das Ordens Profissionais, nas quais se inclui a OMV, considerando mesmo, alguns artigos, “inaceitáveis”.
“Somos de parecer que não só irá desregular a profissão, como poderá colocar em risco a saúde animal e saúde pública. Não salvaguarda ainda o bem-estar animal e a qualidade dos atos prestados aos destinatários dos nossos serviços”, pode ler-se no comunicado enviado pela OMV.
Assim, a Ordem dos Médicos Veterinários considera inaceitável a ingerência política na Ordem e a consequente desregulação da profissão que, alerta, “irá ter consequências muito preocupantes no futuro da saúde animal, da saúde das populações e na segurança alimentar”.
Foram solicitadas de imediato audiências aos diversos Grupos Parlamentares representados na Assembleia da República, de forma a sensibilizá-los para os riscos que esta proposta de Estatuto enferma e exigir alteração dos artigos que consideramos mais graves.