Quantcast
Gestão

O ABC do social media para médicos veterinários

redes sociais - ilustração

Estar presente nas redes sociais já não é uma opção que as empresas têm que tomar, é uma obrigatoriedade à qual nenhuma pode fugir. Brent Dickinson publicou recentemente um artigo no website dvm360.com em que revela as melhores práticas, pelo menos de acordo com a sua experiência, para as clínicas veterinárias que querem marcar presença nas redes sociais.

Seja transparente acerca daquilo que faz

De acordo com Dickinson, apesar de terem muito trabalho, as clínicas veterinárias nem sempre deixam transparecer para os seus clientes todas as ações que têm a cargo. Um dos seus conselhos é que os médicos veterinários utilizem os seus smartphones para tirar algumas fotografias e partilhar aquilo que fazem ao longo do dia.

“Quando foi a última vez que postou uma fotografia de um parasita intestinal através da lente do seu microscópio? Então que tal publicar a fotografia de um dos seus colaboradores a analisar as datas de validade dos produtos em stock? Ou até o tão popular ‘vet tech’ a recolher uma amostra de urina? Esse tipo de fotografias mostram a sua equipa no seu elemento”, refere.

Mostre que a medicina veterinária não é só fazer festas a cães e gatos

Além disso, de acordo com Brent Dickinson, os clientes gostam de ver que a prática da medicina veterinária vai além das ‘brincadeiras’ com os animais que visitam os CAMV’s. “Não é difícil encontrar uma história na sua clínica, mas é fácil de se esquecer de a partilhar”, sublinha.

Poste mais do que uma vez por dia

Outra das dicas refere que é importante tirar pelo menos três fotografias por dia para partilhar nas redes sociais. Nem que tenha que colocar um lembrete no seu telemóvel. Esta é uma das melhores formas de conseguir ‘atingir’ o seu público-alvo em redes sociais como o Facebook e o Twitter.

É gratuito, por isso…

“Pense assim: quem é que consegue mais exposição – um negócio com um cartaz numa cabine telefónica ou um negócio com 30 outdoors na autoestrada? A melhor parte das redes sociais é que nem tem que pagar para ter esses outdoors (a menos que queira mesmo elevar o nível da sua estratégia)”, afirma. Por isso, é mesmo inegável que a sua clínica só tem a ganhar ao estar nas redes sociais.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?