A Internet é uma fonte de informação valiosa, mas nem toda a informação disponível online é genuína e corresponde à realidade. Especialmente no que diz respeito a informação médica. Mas como fazer com que os clientes evitem consultar o ‘Dr. Google’ quando a informação está apenas à distância de um clique e de forma gratuita?
De acordo com o website dvm360.com, a melhor forma de comunicar com os clientes que chegam às clínicas veterinárias ‘armados’ com informações que viram online é seguindo estas dicas:
1- Foque-se no positivo
Se o cliente ainda tem a preocupação de lhe perguntar é porque nem tudo está perdido. Ainda que seja frustrante ter que explicar tudo a uma pessoa que pensa estar bem informada porque consultou várias fontes, o facto de o cliente lhe perguntar significa que existe a possibilidade de esclarecer e até educar. O principal beneficiado é, claro, o animal.
2- Evite mostrar a sua frustração
Não revire os olhos perante uma pergunta que possa parecer ridícula. Opte por utilizar o sentido de humor para esclarecer e para demonstrar que nem tudo o que está na Internet corresponde à realidade.
3- Indique a melhor direção
Uma das melhores formas de evitar que um cliente consulte o Google para tentar encontrar respostas para a saúde do seu animal de companhia é indicar ao dono do animal uma fonte credível. Isto acalma o cliente e oferece-lhe maior confiança em relação ao seu trabalho.
4- Seja verdadeiro
Não tenha medo de sublinhar que, se a informação não provem de um médico veterinário ou de outro profissional do setor, pode não ser a mais correta possível. Oiça o que o cliente descobriu online e tente encontrar uma parte que possa validar para que o seu interlocutor não se sinta atacado, mas explique que é importante consultar sempre um profissional.