“Qual o papel da nutrição na saúde e bem-estar animal?” é o tema da conferência promovida pela Federação Europeia dos Fabricantes de Alimentos para Animais (FEFAC) − que tem como federada a Associação Portuguesa dos Industriais de Alimentos para Animais (IACA) − e que decorre em ambiente virtual no dia 19 de maio, às 8h30.
De acordo com o comunicado enviado à VETERINÁRIA ATUAL, “o encontro dos industriais do setor terá início com uma mensagem da Comissária Europeia para a Saúde e Segurança Alimentar, Stella Kyriakides, que se seguirá de um debate no qual vai participar a responsável da área de Produção Animal da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Daniela Battaglia.
Este encontro surge no âmbito do Pacto Ecológico Europeu e das Estratégias para a “Biodiversidade” e “Do Prado ao Prato” que têm como base a saúde e o bem-estar animal. “As orientações desta política impelem os agentes económicos a reforçarem as boas práticas que têm vindo a seguir na alimentação animal, ao mesmo tempo que os incita a manterem altos níveis de qualidade que lhes permitam atingir as metas aspiracionais definidas para o horizonte 2030”, pode ler-se no comunicado.
Para responder a estes desafios a FEFAC desenvolveu a Carta de Sustentabilidade 2030 no âmbito da qual acontece o encontro que se realiza a 19 de maio. No total são 16 os projetos na área da sustentabilidade que, sujeitos a relatórios de progresso anuais, estarão concluídos até 2030.
O secretário-geral da IACA, Jaime Piçarra sublinha que “a nutrição animal adequada, combinada com boas práticas de higiene nas explorações, é decisiva para a saúde e bem-estar animal, o que contribui para a preservação da biodiversidade e para a redução da pegada ambiental do setor. Queremos ser parte da solução”.
O evento é organizado em parceria pela FEFANA/FEFAC e EURACTIV.
Pode inscrever-se aqui.