Comunicação com o cliente
Uma comunicação clara com o cliente durante as consultas é a melhor forma de evitar mal entendidos e problemas no bloco operatório. As consultas são também a altura ideal para discutir os aspetos médicos e financeiros do procedimento. Qual é o diagnóstico? Quais são as terapias não cirúrgicas disponíveis? Quais os prós e os contras da cirurgia? Quais as complicações possíveis? Seja realista, honesto e ajude o cliente a entender todos os aspetos envolvidos no procedimento.
Prepare-se com antecedência
Faça tudo o que puder antes do dia da cirurgia para que possa poupar tempo no dia do procedimento: análises de sangue e urina, radiografias ou medições. Deixar este tipo de análises para o dia da cirurgia pode levar a atrasos ou até mesmo ao adiamento do procedimento.
Prepare toda a equipa envolvida
Os membros da equipa cirúrgica devem antecipar as necessidades quer do paciente, quer do cirurgião. Devem ser preparados equipamentos especiais? O animal necessita de algum tipo de medicação especial? Temos todo o material necessário? É também importante lembrar o seu assistente de ligar ao cliente um dia antes da cirurgia para lhe relembrar a hora em que deve dar entrada na clínica e algumas especificações necessárias antes da cirurgia, nomeadamente ao nível da alimentação.
Preparação do bloco operatório
O bloco operatório deve ser preparado um dia antes do procedimento. No dia do procedimento preocupe-se apenas em verificar se está tudo bem preparado e se o material necessário está na sala. Por fim, antecipe tudo o que poderá acontecer de errado, como dificuldades técnicas e problemas nos equipamentos e saiba quando deve pedir ajuda.