…ou porque é que o reconhecimento é tão importante para manter a sua equipa satisfeita!
É um facto: existem muitas razões que podem levar um dos membros da sua equipa a abandonar ‘o barco’. Mas mais frequentemente do que possa pensar, a principal razão prende-se com um sentimento de insatisfação em relação ao ‘homem do leme’. Isso mesmo, os líderes e as suas atitudes são quem mais leva um colaborador a decidir abandonar a empresa para a qual trabalha.
Um artigo recentemente publicado pela revista norte-americana Inc. revelava quais os principais traços de personalidade, ou atitudes, de um líder que podem levar um colaborador a ‘saltar para fora do barco’. O que importa destacar? Que a maioria desses fatores está, sobretudo, relacionada com a forma de comunicar. Isso. As palavras que usa são mais poderosas do que possa pensar, por isso reunimos alguns dos traços mais relevantes e que o podem levar a perder os melhores membros da sua equipa:
- Ficar com os créditos do trabalho de outra pessoa;
- Tirar conclusões precipitadas ou sem reunir todos os factos;
- Achar que sabe tudo;
- Interromper quando alguém está a falar;
- Não confiar naquilo que os colaboradores dizem;
- Não reconhecer um bom trabalho ou os esforços da equipa;
Sim, reconhecer o trabalho da sua equipa é mesmo muito importante. Um estudo publicado pela Gallup recentemente revelou que apenas 1/3 das pessoas sentia que o seu trabalho e os seus esforços tinham sido valorizados nos últimos sete dias.
De resto, esse mesmo grupo de pessoas revelou também ter duas vezes mais probabilidades de abandonar a empresa para que trabalhava do que os restantes inquiridos. Afinal, quem é que quer desempenhar uma função que nunca é reconhecida?
E na verdade a solução é muito simples. Afinal, o reconhecimento não custa nada e, se seguir um determinado modelo, pode ser bastante eficaz. Pelo menos segundo a Inc. Para a publicação, o reconhecimento mais eficaz que pode dar à sua equipa deve ser: “público, autêntico, imediato, específico e entusiasta”.
“Quando inclui estes elementos, o reconhecimento é sempre bem recebido e ajudará a promover o engagement e a aumentar a motivação”, refere.
Por fim, saiba que a fonte do reconhecimento também é relevante. 10% dos inquiridos pelo estudo da Gallup dizem que o reconhecimento de que mais se recordam veio de um dos seus pares, 10% revela que veio de um dos seus clientes e 24% indica que veio da parte do CEO da empresa para a qual trabalham. Mas sabe qual foi o reconhecimento considerado como o mais memorável? Aquele que nunca será esquecido? Segundo o estudo, veio da parte do superior hierárquico mais direto de um colaborador.
Por isso, como líder, não se esqueça da importância do feedback que dá à sua equipa, já que poderá fazer toda a diferença não só na produtividade, como na taxa de retenção da sua empresa.
Também a Veterinay Team Brief publicou recentemente um artigo em que explica de que forma se pode minimizar a ‘toxicidade’ dentro de uma equipa de um CAMV, fugindo a atitudes como o desrespeito, a resistência à mudança, a falta de motivação e a negatividade crónica.
Segundo o website, no setor da medicina veterinária, a solução para uma equipa insatisfeita pode passar por vários fatores simples.
- Manter uma comunicação eficiente;
- Definir os papéis/funções de cada pessoa de forma clara;
- Criar objetivos;
- Dividir a carga de trabalho;
- Criar um manual de procedimentos que explicite de que forma cada pessoa deve agir. Isto pode ser especialmente importante se existirem problemas de responsabilização no seio da sua clínica e conflitos em relação ao papel que cada um deve ter.
A publicação termina referindo que entender como cada pessoa ‘funciona’ no local de trabalho, e sobretudo, como ‘funciona’ quando é colocada em equipa, pode ser essencial para construir uma equipa verdadeiramente forte e comprometida com os objetivos do CAMV.