- Veterinaria Atual - https://www.veterinaria-atual.pt -

WSAVA World Congress vai destacar a desigualdade global no acesso aos medicamentos

A WSAVA World Congress [1] está de regresso ao presencial este ano e, neste regresso, a sessão “Shaping the Future” vai destacar os problemas enfrentados pelos médicos veterinários na América Latina e noutras regiões do mundo para ganhar acesso a medicamentos [2] veterinários essenciais.

Em comunicado, a WSAVA revela que o painel vai ser liderado pelo copresidente da WSAVA’s Therapeutics Guidelines Group (TGG), Paulo Steagall. Quer as causas como as consequências destas dificuldades vão ser exploradas por oradores de várias partes do mundo. As potenciais soluções são outro ponto de destaque.

 

Em 2020, o TGG lançou a primeira lista de medicamentos essenciais para cães e gatos [3]. A sessão vai contar com uma discussão aberta dedicada às sugestões, comentários e revisões para a lista. Em 2023, o TGG deverá lançar uma lista revista.

“Estamos muito satisfeitos por colocar esta questão no centro das atenções durante o WSAVA World Congress deste ano e esperamos que as nossas discussões ajudem a criar soluções práticas, apoiando a farmacovigilância e ajudando a mitigar os efeitos de um mercado crescente de produtos farmacêuticos contrafeitos”, declara Paulo Steagall.