Quantcast
Exóticos

Veterinários da UTAD implantam carapaça 3D em cágado com fratura parcial

UTAD impressão D carapaça Cágado Veterinária Atual

Um cágado de 23 anos ficou com uma fratura parcial na carapaça depois de um acidente rodoviário. O problema foi resolvido com uma intervenção cirúrgica de reconstrução feita no Hospital Veterinário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), que implantou uma carapaça impressa em 3D que irá oferecer uma vida normal ao animal.

De acordo com Roberto Sargo, médico do Hospital Veterinário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e responsável pela intervenção cirúrgica, de forma a acelerar o processo de recuperação “foi idealizada uma forma de encerrar a carapaça sem atrasar o processo de cicatrização”.

O modelo 3D da carapaça do cágado foi feito a partir de uma “tomografia computadorizada do animal, exame imagiológico bidimensional e do software criado pela startup NewMedTech”.

João Pedro Bordelo, doutorando da UTAD e responsável pelo desenvolvimento da tecnologia através da empresa NewMedTech, refere que “conseguimos produzir um pequeno protótipo impresso, recorrendo à tecnologia de impressão 3D que se adaptou completamente a todas as curvaturas da carapaça. Este permitiu que a selássemos de forma hermética, através da aplicação de uma resina adaptável aos contornos das duas peças e também à temperatura ambiente.”

Nota: Fotografia da UTAD

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?