Quantcast
Bem-estar Animal

Veterinários britânicos querem banir coleiras elétricas para treino de cães

coleira elétrica

A British Small Animal Veterinary Association (BSAVA) e a British Veterinary Association (BVA) pediram recentemente que a utilização de coleiras elétricas, tipicamente utilizadas para treinar animais, seja banida.

De acordo com as associações, este tipo de coleiras são utilizadas no treino de cães como forma de os punir e prevenir que repitam um ‘mau comportamento’, mas não contribuem para o seu bem-estar, uma vez que não são mais eficazes que os métodos de reforço positivo.

As associações realizaram uma consulta sobre o tema e dizem que foi possível demonstrar que este tipo de coleiras levantam um conjunto de problemas em relação ao bem-estar dos animais, uma vez que aqueles que aplicam o choque elétrico não conseguem determinar o nível de intensidade usado no choque, podem causar sofrimento ao animal.

Grace Webster, Presidente do ramo escocês da BVA, defende que “os dispositivos eletrónicos de treino, como as coleiras elétricas, têm um efeito negativo e doloroso para os cães, causando-lhes sofrimento desnecessário. Sabemos através da nossa experiência e expertise que usar o medo como método de treino é menos eficaz que o reforço positivo e pode ter consequências no bem-estar do cão.”

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?