Quantcast
Vacinas

Vacina contra gripe canina: Universidade do Kansas analisa H3N2

Vacinação

O Laboratório de Diagnósticos Veterinários da Universidade do Kansas, nos EUA, está a desenvolver uma investigação que pretende criar uma vacina contra a gripe canina e distinguir a estirpe H3N8 da mais recente estirpe H3N2, encontrada em cerca de 1000 cães no final de março num total de 12 estados do país.

Até agora ainda não se conseguiu criar uma vacina contra a estirpe H3N2, vírus identificado pela primeira vez em 2006 na Ásia. “Ainda não se sabe se a vacina contra a estirpe H3N8 da gripe canina oferece proteção cruzada contra a nova estirpe”, refere Susan Nelson, norte-americana responsável pelo estudo.

“A coisa mais importante que se pode fazer é ser vigilante, observando os cães e os possíveis sinais da doença, que veremos com mais frequência em locais onde existam grupos de cães, como parques”, explica.

Cerca de 80% dos cães afetados pela doença mostram sintomas como tosse, febre, desidratação e letargia. Ainda assim, cerca de 20% dos cães infetados permanecem assintomáticos, o que torna mais fácil a transmissão da doença.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?