Quantcast
Antibióticos

Utilização de antibióticos em animais de produção diminui face à saúde humana

utilização de antibióticos na produção animal

As vendas de antibióticos na produção de animais caíram cerca de 10% entre os anos de 2014 e 2015 no Reino Unido, o que de acordo com a publicação MRCS Online representa uma redução superior àquela conseguida na medicina humana.

De acordo com a Secretária de Estado da Saúde britânica, que revelou estes números durante um debate no Parlamento britânico, entre 2014 e 2015 o consumo de antibióticos por humanos caiu cerca de 4,3%, uma percentagem inferior à conseguida na produção animal.

“Entre 2014 e 2015 assistimos a uma quebra de 10% nas vendas de antibióticos para animais de produção, mas sabemos que temos que ir mais além. Por isso estamos no processo de estabelecer objetivos específicos para o setor para garantir que atingimos a nossa ambição de reduzir para 50 miligramas por quilograma do peso do animal até 2018”, referiu a secretária de Estado.

A crescente resistência aos antibióticos é um tema que tem estado na agenda dos Estados-Membros da União Europeia. Recentemente, a Comissão Europeia apresentou um estudo que este problema é uma séria ameaça à saúde pública.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?