Quantcast
Formação

Urgências: Quer aprender com os melhores? Duas das maiores referências vão estar em Portugal para formação ‘hands-on’

cirurgia de urgências veterinárias

O canadiano Soren Boysen e a norte-americana Jennifer Devey vão estar em Portugal para ministrar uma pós-graduação em Medicina e Cirurgia de Urgências e Cuidados Intensivos ‘Hands-On’. Uma oportunidade única para “aprender na prática com os melhores”, segundo Ângela Martins (DVM, MSc), que também faz parte do grupo de formadores do curso promovido pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Lusófona de Lisboa, com uma duração de 14 dias que confere ECTS.

O primeiro módulo fica a cargo de Soren Boysen (DVM, Dipl. ACVECC) que irá explicar a preparação para as emergências, como fazer diagnósticos de emergência à distância e o que podemos aprender nos primeiros 10 minutos, a ressuscitação do doente crítico quando as tentativas de cateter IV periférico falham, pontos finais da ressuscitação e emergências reprodutivas, como torsão testicular, piometra e cesariana.

O segundo módulo, também da responsabilidade de Soren Boysen, irá abordar o Trauma Politraumatizado e neurológico, com destaque para o traumatismo torácico, trauma abdominal fechado e traumatismo craniano, epilepsia e coma epiléptico. Oportunidade ainda para tirar dúvidas sobre o método FAST, bem como técnicas inovadoras de ecografia de emergência.

Já Jennifer Devey (DVM, Dipl. ACVECC) irá conduzir o módulo 5 sobre falha multissistémica em emergências cirúrgicas, com destaque para emergências gastrointestinais cirúrgicas (obstrução de corpo estranho, intussuscepção, volvo intestinal, dilatação volvo-gástrica), abdómen agudo cirúrgico (pancreatite, torção esplênica, íleo, megacólon, uroabdomen, peritonite biliar, tratamento cirúrgico do hemoabdomen, Coagulopatias (CID) e anestesia para o doente crítico.

E sabe como lidar com a urgência de envenenamento por dicumaríneos, organoclorados e organofosforados? Jennifer Devey explica o que fazer perante este tipo de urgências, assim como os princípios da alimentação entérica e tubos de alimentação enteral (esofagostomia, gastrotomia, ileostomia, tubos de alimentação nasal).

“Esta é uma oportunidade única de aprender com os melhores do mundo, que vêm a Portugal para ensinar truques a aplicar no dia-a-dia na clínica”, explicou Ângela Martins. A médica veterinária vai ficar encarregue do módulo 10, dedicado ao doente clínico para além do politraumatizado. Doente em SIRS, também é uma urgência? Ângela Martins tira as dúvidas e apresenta informação sobre como lidar com golpes de calor e choque anafilático.

Nuno Félix (DVM, MSc, MD, PhD) irá conduzir o módulo de triagem (telefónica e hospitalar), com destaque para ACRASPLAN e procedimentos de emergência, monitorização do doente crítico, protocolos de fluidoterapia e nutrição do doente crítico.

O módulo dedicado às emergências cardio-respiratórias vai ser conduzido por Kris Gommeren (DVM, PhD, Dipl. ECVIM-CA) e inclui informação sobre emergências respiratórias, dispneia inspiratória (parálise da larínge, síndrome braquicéfala, estenose nasal, colapso traqueal), dispnea expiratória (efusão pleural, asma felina, pneumonia por aspiração, hérnia diafragmática, pneumotórax) e métodos de administração de oxigénio.

Mais informações aqui. 

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?