A União Zoófila está há cerca de uma semana a braços com um surto de esgana que já causou a morte de um cão e que está a provocar sintomas em outros animais. Segundo a RTP, foram já vários os animais que deram positivo para a presença da doença, mas que ainda não apresentaram quaisquer sintomas.
De acordo com Luísa Barroso, diretora da União Zoófila, o surto terá começado quando o cão que já morreu começou a apresentar sinais de esgana, com convulsões e febres altas. Após ter sido colocado em quarentena e observação, os médicos veterinários decidiram isolar todos os outros animais que estiveram em contacto com o cão.
A diretora da União Zoófila referiu ainda que “não sabemos qual o animal que trouxe a esgana para o albergue, até porque nas últimas semanas foram muitos os animais que deram entrada na União Zoófila”.
Entretanto, foram já realizados cerca de 100 análises que revelaram a presença da doença em quatro outros cães. De acordo com a diretora do albergue, cerca de 50 cães foram já isolados.