Quantcast
 

Um mundo… uma só saúde

Um mundo… uma só saúde

Em Outubro de 2008 foi lançado, pela FAO, OIE, OMS, UNICEF e UNSIC, em jeito de desafio, o conceito de “Um Mundo – Uma Só Saúde”. Um repto que foi aceite pelo Projecto ALFA DCI-ALA/2008/75 "THE SAPUVETNET III: Contributing to the Millennium Development Goals through the One Health Concept".

De acordo com Manuela Vilhena, coordenadora do projecto, «as doenças zoonóticas emergentes e re-emergentes têm cada vez maior importância em saúde pública». Isto porque as facilidades actuais de deslocação das pessoas, animais e seus produtos, «frequentemente mais depressa do que o período de incubação da maioria das doenças infecciosas, contribuíram para o surgimento de doenças em lugares onde nunca tinham sido previamente detectadas». Estes factos vieram contribuir para que se exijam, cada vez mais, sistemas de vigilância epidemiológica mais eficazes, assim como «uma melhor preparação dos profissionais ligados ao sector, de modo que, ao aumento de conhecimento corresponda uma melhor preparação, passível de se traduzir em acções efectivas», continua a professora de Saúde Pública da Universidade de Évora, para quem «num mundo, de facto, globalizado, as estratégias educativas desempenham um papel importante na persecução desses objectivos».

E é neste sentido que defende «uma necessidade real das universidades promoverem o estudo do interface homem/animal, desenvolvendo o conceito de “Um Mundo – Uma Só Saúde”», lançado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), Organização Mundial da Saúde (OMS), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e United Nations System Influenza Coordination (UNSIC), em Outubro de 2008. E abraçado pelo Projecto ALFA DCI-ALA/2008/75 "THE SAPUVETNET III: Contributing to the Millennium Development Goals through the One Health Concept".

 

Resolução de problemas de saúde pública

O projecto actual é a natural continuação de outro projecto “ALFA: New Approaches to Veterinary Public Health (The Way Forward)”,  que, por sua vez, sucedia ao “ALFA I”.

 

Manuela Vilhena conta que «a nossa primeira reunião de coordenação, aconteceu em Bogotá, na Colômbia, onde foi possível conhecermo-nos a todos (somos 11 instituições de ensino superior da América Latina e cinco da Europa) e traçarmos o nosso programa de trabalho». A responsável salienta ainda que «foi uma reunião muito participada e produtiva».

A finalidade principal deste projecto é «a promoção da cooperação no desenvolvimento de metodologias de ensino mais efectivas, bem como a definição das áreas prioritárias para o ensino em Saúde Pública Veterinária, atendendo à situação socioeconómica actual», indica a coordenadora, que considera que «a rede de trabalho constituída é um meio privilegiado para a  formação de recursos humanos qualificados nesta área, não só na Europa e América Latina, como em outras partes do mundo».

 

Neste sentido, ou seja, no âmbito desta visão mais global, Manuela Vilhena refere que «se pretende que os materiais desenvolvidos sejam utilizados não só no interior da rede, como estejam disponíveis para qualquer pessoa interessada na área, em qualquer parte do mundo».

Para além disto, seguindo o raciocínio “Um mundo, uma só saúde”, «ambicionamos também construir pontes de entendimento efectivos com a área da saúde humana, de modo a sermos capazes de resolver problemas de saúde pública comuns», conclui a responsável.

 

A concretização

Para alcançar os objectivos estão previstas diversas actividades, «tais como o desenvolvimento de um programa de formação de Saúde Pública Veterinária ou mesmo o desenvolvimento de um curso de e-learning», conta a professora. E, ainda, «lançar o debate em diferentes áreas com o recurso a conferências electrónicas, em que esperamos a participação de profissionais e estudantes de medicina e veterinária».

Por fim, Manuela Vilhena deixou o convite «a todos os leitores» para «estarem atentos às nossas newsletters onde daremos parte de todas as nossas iniciativas. Actualmente temos uma página em www.sapuvetnet.org que está em estruturação».

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?